Intercâmbio na Holanda, Programas

Sem a mesma popularidade de outros países Europeus, a Holanda também está entre os destinos dos brasileiros que querem estudar fora. Apesar de o…

Sem a mesma popularidade de outros países Europeus, a Holanda também está entre os destinos dos brasileiros que querem estudar fora. Apesar de o holandês ser a língua oficial, a maior parte da população fala inglês com fluência, o que, em termos práticos, pode representar uma vantagem a estudantes que queiram embarcar para o País sem conhecer seu idioma, e além do mais, grande parte dos cursos no país é oferecido em inglês.

A qualidade do sistema educacional e os incentivos do governo holandês também são grandes atrativos para os estudantes internacionais. Atualmente, o País mantém mais de 650 programas educacionais desenvolvidos especialmente para estrangeiros. Há desde cursos rápidos, que duram algumas semanas, até programas de mestrado e doutorado com duração de até quatro anos.

Os estrangeiros podem optar por estudar nas áreas de agricultura, florestas e pesca, artes, humanidades, administração, gestão comercial, educação e formação de professores, engenharia, ciências ambientais, belas artes e artes aplicadas, direito, comunicação de massas e ciências da informação, matemática e ciência de computadores, ciências médicas, biologia, serviços, turismo e lazer, ciências sociais e comportamentais, transporte e comunicações, planejamento e arquitetura urbana e regional.

Para a maior parte dos programas, é exigida a comprovação de conhecimento da língua inglesa, com nota mínima de 550 para o Tofel ou 5,5 para o Ielts , conforme a opção do estudante, uma comprovação do curso de bacharelado, e em alguns casos, comprovação de experiência profissional.

Não é tão caro estudar na Holanda, se comparado com a Inglaterra e os Estados Unidos, pois a maior parte das instituições de ensino superior neerlandesas é subsidiada, e as taxas anuais variam muito. Com base nos gastos com homestay, alimentação, transporte e extras, o custo médio mensal no País é de 1.100 euros.

Leia Também:  Votorantim 2012 - Vagas para Trainee

Os brasileiros que pretendem permanecer na Holanda por até 90 dias não precisam de visto, e para ingressar no país, basta ter um passaporte válido, passagem aérea com a data de retorno confirmada e comprovação de meios financeiros. Os estrangeiros com visto de estudo não podem exercer nenhuma atividade remunerada na Holanda, pois aqueles que desrespeitarem as regras de migração, trabalhando clandestinamente, estarão sujeitos a todas as punições previstas pela lei holandesa, incluindo a deportação para seu País de origem.

Uma outra opção de intercâmbio na Holanda é através do programa de parceria entre a coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior –Capes- e a Netherlands organization for international cooperation in higher education -Nuffic, da Holanda que lançaram nova edição do edital Capes/Nuffic, voltado para equipes de pesquisa interessadas em realizar intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da Holanda.

A iniciativa vai selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com foco nas áreas de Ciências sociais aplicadas, Humanas, Biológicas, médicas – Ciências da Saúde e agrícolas, além de Engenharias e Artes. Os projetos selecionados devem iniciar as atividades no ano de 2011.

Para participar, as propostas devem estar vinculadas a programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceito 5 a 7. O projeto também deve contemplar a formação de pós-graduandos e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos programas.

Os projetos devem ainda apresentar caráter inovador, que leve em conta o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, de maneira que as vantagens de uma parceria internacional fiquem explícitas. Para maiores informações entre no link: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/02/11/parceria-brasil-holanda-lanca-novo-edital-de-intercambio-cientifico e tire todas as suas dúvidas.

Leia Também:  Cursos gratuitos Quissamã - Pronatec 2012

Top