Dormência nas pernas

PUBLICIDADE

A dormência nas pernas acomete um grande número de pessoas, independente da idade ou sexo do paciente. Esse problema acaba trazendo uma série de complicações que, de modo geral, resulta na perda de qualidade de vida e limitações funcionais. Confira algumas informações a respeito desse assunto.

A dormência nas pernas acomete uma grande parte da população

Quadro clínico

Em geral, os indivíduos que têm dormência nas pernas relatam que esse sintoma se apresenta como uma sensação estranha nos membros, como se ele estivesse coberto por alguma coisa, ou como se algo estivesse andando sobre o mesmo. O nome técnico dessa queixa é parestesia.

Fisiopatologia

São diversas as causas de dormência dos membros. Para conhecer um pouco mais a respeito das principais situações desencadeadores desse problema, confira as principais doenças relacionadas à essa queixa. 

PUBLICIDADE
  • Alterações sistêmicas

Quando a causa da dormência está relacionada a causas sistêmicas, o quadro clínico apresentado pelo paciente é bem característico: a paresteria tem início, na maioria das vezes, no dorso do pé, na lateral da coxa ou na face interna da perna. Com o decorrer do tempo, o indivíduo acorda com a dormência, que pode acometer um ou ambos os membros e seu quadro pode aparecer e desaparecer, sem interferência.

Nessa situação o médico é levado a nas seguintes hipóteses: hipotireoidismo, diabetes, problemas renais ou algumas doenças no sangue.

Mediante um quadro de parestesia, a busca por auxílio médico é fundamental

Veja também: Conheça alguns cuidados que devem ser tomados com o pé diabético.

  • Sinal de problemas cardíacos ou cerebrais

 Nesse tipo de situação a dormência aparece em apenas um membro, podendo ser a perna ou o braço. Além disso, o indivíduo também pode sentir a sensação de formigamento no rosto. Vale lembrar que, nesses casos, geralmente o quadro apresenta início súbito.

PUBLICIDADE

Por se tratar de uma situação emergencial é necessário que o indivíduo acometido busque orientação médica o mais rápido possível, para prevenir problemas mais sérios.

  • Insuficiência venosa ou arterial

Em alguns casos a pessoa acometida pode sentir dormência em apenas uma perna, poupando o restante do corpo. Em geral, esse quadro é típico de pessoas que apresentam insuficiência venosa (varizes) e insuficiência arterial, no caso de tabagistas e diabéticos.

PUBLICIDADE

Veja também: Conheça mais sobre o tratamento para as varizes.

  • Problema na coluna

Quando a pessoa possui algum problema na coluna vertebral que resulta na compressão dos nervos e raízes de plexos locais, o indivíduo pode apresentar um quadro de dormência. Nesses casos ela é sentida em uma das pernas, de forma constante e, à vezes, pode vir acompanhada de restrição de movimento.

Problemas na coluna podem estar relacionados a dormência nas pernas

A dormência pode estar relacionada a diversas patologias. Por isso que, mediante um quadro de parestesia, o ideal é que se procure orientação médica o quanto antes. Dessa forma além de tratar o problema e descobrir o motivo para o aparecimento de tal alteração, é possível prevenir o aparecimento de complicações.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Muito oportunas as explicações. Enquadro-me perfeitamente no que foi dito. Estou procurando ajuda médica.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.