Instrumentos Musicais Infantis

Desde que nascemos já estamos em contato com música, nossos pais cantam, compram brinquedos com sons musicais, ligam o Cds infantis para nos entreter,…

Por Redacao em 18/05/2011

Desde que nascemos já estamos em contato com música, nossos pais cantam, compram brinquedos com sons musicais, ligam o Cds infantis para nos entreter, mais tarde nos ensinam a cantar diversas cantigas. Parece não ter importância tais musicas, mas você não tem idéia o quanto estes pequenos contatos com a ela mechem com a criança.

As crianças que crescem ouvindo, cantando ao som das batidas de alguma música estão desfrutando do que cientistas chamam de riqueza sensorial. A criança quando exposta à uma grande variedade de gostos, cheiros, texturas, cores e sons, desfruta de um ambiente rico e variado absorve mais do que apenas se diverte, portanto está desenvolvendo seu lado intelectual, uma personalidade diferente muito mais rica e ampla.

A música é um meio fundamental nesta primeira etapa do desenvolvimento infantil, a criança começa a expressar-se de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música o ajuda a desenvolver autonomia em suas atividades habituais, assumir cuidado de si mesmo e ampliar seu mundo de relacionamentos, a criança que tem contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa, pois a música tem o dom de tocar as pessoas.

A criança que começa seu aprendizado em algum instrumento musical, é capaz de melhor concentração e controle de seus movimentos, pois logo percebe que se não tocar as notas na ordem correta, o som não será tão bonito quanto ela espera.

E não só as notas devem seguir uma ordem pré-determinada, como os dedos devem estar firmes em posição específica. Estas exigências tornam-se capacidade, depois em habilidade e expandem-se à vida acadêmica, tornando a criança em um aluno mais disciplinado.

É importante que a criança se identifique com algum instrumento, dessa forma essa aprendizagem pode gerar frutos, e quem sabe pode se tornar uma profissão, um modo de ganhar a vida como é o caso de muitos músicos que começaram por hobby e encontraram na música um estilo de vida.

Existem muitos outros instrumentos perfeitos para musicalização infantil como os tambores, chocalhos, apitos, baterias infantis, flautas, gaitas de boca, violino, piano, violão, teclado, guitarra, bateria, xylophone, acordeon, mini amplificador acústico, gaita, móbile musical, berimbal, maracás, flauta transversal, violão de arco, bongô, trompete, violoncelo, corneta, trombone, prato, entre outros.

Os instrumentos musicais infantis são considerados um dos melhores brinquedos educativos, pois trabalham diretamente com a criança. A música possibilita o desenvolvimento das habilidades e estimula a coordenação motora da criança. A criança que brinca com instrumentos musicais desde pequena se desenvolve com maior facilidade e pode até mesmo descobrir um dom musical ao passar do tempo.

Portanto dar oportunidade desde cedo á criança de se interagir com á musica e com diversos instrumentos musicais lhe permitirá desenvolver suas habilidades mais facilmente, alem de lhe proporcionar conhecimentos necessários para que possa ganhar gosto por algum instrumento.

Top