Instagram para o segmento automotivo: entenda como usar a estratégia

Wagner Santos 19/08/2021 Notícias

Empreendedores inteligentes sabem como usar o Instagram para o segmento automotivo. A ferramenta é muito versátil e poderosa, ajudando a encontrar consumidores interessados em comprar carro seminovo, novo, usado ou apenas em comprar peças de todos os tipos. Seja qual for o produto ou serviço que a sua empresa vende, dá para divulgá-lo no Instagram com bastante sucesso.

Para isso, no entanto, é necessário entender como a ferramenta funciona. São mais de 66 milhões de usuários só no Brasil, com muitas ferramentas publicitárias e de conteúdo para gerar engajamento, conseguir a atenção dos usuários e fazer anúncios que fecharão vendas. Parece bom demais para ser verdade, mas é algo que acontece todos os dias com milhares de empresas do mundo todo. Por que com a sua seria diferente?

Quer aprender como usar o Instagram para o segmento automotivo, conseguindo seguidores e vendas pela plataforma? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas para usar o Instagram para o segmento automotivo

1. Encontre o tom ideal para sua conta de negócios

O Instagram profissional difere do pessoal pelo tipo de conteúdo proposto e a forma em que se comunica com os seguidores. O pessoal tende a ser mais autêntico, de pessoa para pessoa, com muitas opiniões sobre diversos assuntos e posts sem texto, somente com imagem.

Já o Instagram profissional deve montar uma personalidade que tem a ver com o que a empresa oferece e com quem está interagindo com a conta. Um tipo de personalidade é a engraçada, com humor ácido ou participativa dos memes do momento. Outro tipo é o animado, mas profissional, que tende a conversar somente sobre o seu segmento.

Monte uma persona para a sua conta de negócios, e encontre o tom que ela usará em todos os posts. Isso fará com que seus seguidores se aproximem de seu conteúdo, e se interessem pelo que sua conta pode oferecer.

2. Entenda o que as métricas têm a dizer

A versão do Instagram voltada para profissionais tem muitos recursos úteis para entender quais passos tomar nas ações de marketing. Segue as mais principais:

  • Contas alcançadas
  • Interações com o conteúdo
  • Total de Seguidores

Você ainda pode ver a performance de cada post individualmente com os seguintes itens:

  • Número de curtidas
  • Número de comentários
  • Número de compartilhamentos
  • Número de pessoas que salvaram o conteúdo
  • Quantos seguidores você ganhou a partir desse post
  • A origem de cada impressão do post (compartilhamento, feed, hashtags ou perfil)

Além dos números brutos, o Instagram ainda apresenta um resultado de comparação com outros períodos, em porcentagem, para que você entenda se suas ações foram bem-sucedidas, ou se é necessário trocar a estratégia.

3. Não se prenda a curtidas

As últimas atualizações do Instagram a respeito de algoritmo mostram que curtidas não são necessariamente um sinal de sucesso ou engajamento de uma conta. Se o seu objetivo é que mais pessoas conheçam e comprem seus produtos, ou contratem seus serviços, é necessário olhar todo o cenário, e não apenas fiscalizar quantas curtidas cada post teve.

O trabalho no Instagram é como uma maratona, enquanto um post são apenas alguns metros corridos. Os verdadeiros sinais de sucesso são estes:

  • Pessoas comentam e interagem com o conteúdo de sua conta
  • Pessoas visitam seu site ou entram em contato pelo Whatsapp a partir do perfil de sua empresa
  • Há um número crescente de vendas ou de serviços contratados

E como medir se há um número crescente de resultados nesses 3 itens? Analise os dados em períodos de 3 meses no início, e então, conforme a conta de seu negócio for crescendo, passe a análise para intervalos mensais. Só assim será possível enxergar a consequência das ações de marketing.

4. Crie conteúdos interessantes

Muitos empreendedores acham que basta criar anúncios no Instagram para vender produtos, incluindo carros. No entanto, as coisas não funcionam assim. Para que os anúncios sejam realmente eficazes, é necessário esquentar seu público.

Um público quente é aquele que já interagiu com o seu negócio antes. Pode ser um comentário, uma curtida… enfim, quanto mais intensa a interação, mais quente está a pessoa.

Públicos quentes convertem muito mais em anúncios no Instagram do que públicos frios. Por isso, é vital esquentar seus seguidores. Como fazer isso? Com conteúdo que seja interessante de verdade, que eduque seu público e que gere interações. Isso permitirá que você possa fazer anúncios mais eficazes no futuro.

5. Não se esqueça de divulgar o seu serviço

Por fim, não esqueça de usar a ferramenta do Instagram Ads para vender seu produto ou serviço por lá. Foque sempre no público mais quente, claro, e faça testes constantes para entender o que tem o potencial de trazer mais resultados para o seu negócio.

Como deu para ver, usar o Instagram para o setor automotivo é uma ótima maneira de gerar novas vendas. Isso é especialmente útil agora que o mercado está começando a se recuperar depois de um 2020 muito difícil.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!

Outros artigos