Iluminação ideal para cada espaço da casa

PUBLICIDADE

A iluminação e suas variações são capazes de mudar a sensação do ambiente, deixando ele cheio de vida ou com aspecto triste e abandonado. A luz em excesso faz mal aos nossos olhos, por isso permitir o contraste da luz e da falta dela é o segredo da boa iluminação.

Independente do cômodo da casa tenha sempre em mente que a luz natural traz benefícios para sua casa, aproveite ao máximo sempre que puder, a entrada dos raios solares no ambiente.

Luminárias

PUBLICIDADE

Lustres e abajur são objetos que trazem para o ambiente um pouco de luz, iluminando de forma ampla ou moderada. São fontes de luz momentâneas e que podem facilmente ser esquecidas, não havendo a necessidade de estarem ligadas todo o dia. Para o quarto (lugar de descanso que deve ser bem aconchegante) o uso de abajures é recomendado, pois eles deixam o ambiente mais suave. Na foto, a decoração é de Flávia Brito e Rebeca Borin.

Ambientes pequenos
Para dar a sensação de que um ambiente é maior (especialmente em apartamentos) distribua a iluminação nas laterais, excluindo as iluminações no teto, os pontos de luz, e preferindo arandelas e sancas nas paredes.

Sala de estar

Use lâmpadas na cor amarelada, pois elas criam um lugar mais aconchegante, utilizar os lustres também é uma boa dica.

Escadas

Quem tem escadas em casa sabe que ela precisa estar bem iluminada para evitar acidentes, use lâmpadas bipino nas laterais dos degraus e tenha luz correta para orientar a descida dos moradores.

PUBLICIDADE

Banheiro

Na bancada da pia a sugestão é usar fontes luminosas que sejam intensas, mas uniformes, privilegiando a área do espelho. Use as lâmpadas amareladas ou neutras sempre entre 3.000K e 4.000K de temperatura.

Closet

O closet é um lugar que precisa de iluminação especial já que as mulheres se vestem e se olham nesse espaço, a sugestão é usar luz difusa e orientada para ficar fácil identificar as cores reais das roupas. A foto ilustrativa tem arquiteta de Vanessa Feres.

Cozinha

O ambiente de preparação dos alimentos exige uma boa luminosidade para quem cozinha, a sugestão é investir em fluorescentes de 3 000 K e no local onde se prepara os alimentos fluorescentes de 4 000 K. Há também lâmpadas ideais para iluminação de pontos específicos, é possível usar na bancada da cozinha as lâmpadas tungsténio-halogéneo.

Dica: limpe muito bem os equipamentos que fazem a iluminação da sua casa, após desligar a corrente a limpeza deve ser regular e evita a perda de luminosidade!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.