Curiosidades sobre Dercy Gonçalves

A famosa atriz conhecida como Dercy Gonçalves, que na verdade se chamava Dolores Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro no…

Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)

A famosa atriz conhecida como Dercy Gonçalves, que na verdade se chamava Dolores Gonçalves, nasceu em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro no dia 23 de junho de 1907. De acordo com a própria Dercy, sua infância foi muito pobre, mas muito bela e feliz.  A pequena Dolores não teve muitos momentos ao lado da mãe, já que esta descobriu a infidelidade do marido alcoólatra e resolveu sair de casa, abandonando não só o marido, mas também os sete filhos que tiveram juntos.

Apesar de ter aturado o pai bêbado muitas vezes, Dercy não era uma jovem amargurada e assim que teve oportunidade conseguiu um trabalho em um cinema, onde a renda era revertida para ajudar a família. Vendo os filmes na hora de expediente, a moça aprendeu a se maquiar e se portar como as atrizes e então descobriu que desejava fazer aquilo pelo resto da vida.

Aos 17 anos a jovem Dolores decidiu que iria atrás do seu sonho e então fugiu para Macaé, escondida em baixo de um vagão de trem, arriscando a própria vida pelo sonho.  Chegando ao destino, Dercy se juntou a trupe de teatro mambembe, onde conheceu diversos atores de circo.

Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)

No circo, a atriz se apresentava ao lado de Eugênio Pascoal, por quem se apaixonou perdidamente e manteve um relacionamento durante alguns anos. Eugênio foi o primeiro namorado de Dercy, aos 25 anos, e apesar da idade, ela ainda era muito ingênua e acabou sendo violentada pelo próprio namorado, que a chantageava dizendo que terminaria o namoro.

De acordo com um depoimento da própria atriz, na noite em que perdeu a virgindade, ela usava uma camisola feita de saco de arroz, ainda brincava de boneca e não sabia nada do que estava acontecendo. Anos depois, depois de muitas brigas por causa do ciúme violento de Eugenio, Dercy resolveu abandoná-lo.

Leia Também:  Curiosidades sobre Nicholas Sparks

Enquanto excursionava com o circo, Dercy contraiu tuberculose e ficou muito doente, mas recebeu ajuda de um exportador de café chamado Ademar Martins, que se sensibilizou com a situação da jovem e custeou seu tratamento. Depois de curada Dercy largou o circo e acabou se apaixonando pelo homem, com quem teve um caso e uma filha chamada Dercimar, junção de Dercy com Ademar.

Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)

Na década de 30, Dercy se especializou em comédia e 30 anos depois lançou sua carreira solo no teatro, alem de ter trabalhado na TV Excelsior, na Globo e então no SBT. Já idosa, Dercy sofreu um grande golpe de seu empresário que a deixou na miséria, tendo que retomar a carreira para sobreviver. Na década de 90 foi homenageada pela escola de samba Unidos do Viradouro, onde desfilou com os seios a mostra, sendo que nesta época já possuía mais de 80 anos.

Em 2007 ela completou cem anos – na realidade 102, já que foi registrada com 2 anos de atraso – com uma grande festa, além de ter subido pela ultima vez aos palcos. No ano seguinte a atriz faleceu vitima de uma complicação decorrente de uma pneumonia grave.

Top