Tratamento caseiro para Sinusite

A sinusite é um problema recorrente em muitos indivíduos. A inflamação dos seios da face é capaz de cursar com sintomas leves e inespecíficos,…

A sinusite é um problema recorrente em muitos indivíduos. A inflamação dos seios da face é capaz de cursar com sintomas leves e inespecíficos, como obstrução nasal e cefaleia. Porém podem aparecer sintomas bastante incapacitantes e que atrapalham na execução das tarefas do dia a dia, como dor facial intensa, dificuldade respiratória e mal-estar. Saiba quais medidas podem ser adotadas como tratamento caseiro para sinusite.

Conheça os diferentes tipos de sinusite.

Sinusite é a inflamação dos seios paranasais. (Foto: divulgação)

O que é a sinusite

A sinusite corresponde a uma inflamação dos seios paranasais, que são cavidades presentes nos ossos da face. Desencadeado por um processo alérgico ou infeccioso, nessa patologia ocorre o acúmulo de secreção, que não é drenada da forma como deveria ser. O resultando é a piora do processo inflamatório local, além do favorecimento de colonização por bactérias.

Principais sintomas da sinusite

Pessoas com sinusite podem se queixar de problemas como dor de cabeça na região frontal, que piora consideravelmente ao abaixarem a cabeça, sensação de peso na face, dificuldade respiratória, congestão nasal, rinorreia anterior ou posterior (coriza) com presença de secreção purulenta, febre e dor à palpação da face.

Tratamentos caseiros para sinusite

  • Inalação caseira

Basta adicionar 2 litros de água em uma panela grande e acrescentar 1 colher de folhas de pinheiro, 1 colher de folhas de eucalipto e 1 colher de café de tomilho. Leve ao fogo até levantar fervura.

Pessoas que possuem o aparelho de inalação portátil podem adicionar a mistura ao nebulizador. Outra opção é se posicionar sobre a panela em ebulição, deixando a cabeça coberta com uma toalha, para que seja possível inalar todo vapor. Vale lembrar que é preciso tomar bastante cuidado para não se queimar.

A inalação caseira é bastante eficiente. (Foto: divulgação)

  • Banho de nariz

Em duas chávenas de água morna acrescente uma colherada de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio. Reserve a mistura em um copo alto. Para usar basta inclinar a cabeça para trás, tampando uma das narinas enquanto absorve a mistura pela outra. Depois de realizar o procedimento, assoe o nariz.

Esse processo pode ser bastante incômodo, especialmente para pessoas que não estão acostumadas com o método, mas promete resultados muito satisfatórios.

  • Humidificador com tomilho

Leve 3 litros de água ao fogo e, assim que levantar fervura, acrescente um maço pequeno de tomilho. Feche todas as janelas e portas do ambiente, deixando com que o vapor impregne todo local.

Confira mais dicas de tratamento para sinusite.

O banho de nariz pode ajudar a minimizar o problema. (Foto: divulgação)

A sinusite é um problema frequente, que pode ser combatido com algumas medidas caseiras bastante simples. É preciso ressaltar que nos casos que cursam com febre, dor de cabeça intensa ou secreção purulenta, é altamente recomendável a avaliação médica.

Top