Hemofilia: o que é, como tratar

PUBLICIDADE
A hemofilia é causada por um distúrbio na coagulação do sangue.

A hemofilia é causada por um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo, quando cortamos uma parte do nosso corpo, existem algumas proteínas que são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos, esses agem para estancar o sangue. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas, por isso sangram mais do que o normal.

Tipos de Hemofilia

  • Hemofilia A: é o tipo mais frequente de distúrbio da coagulação. Trata-se de uma deficiência recessiva ligada ao sexo, do fator VIII da coagulação. Ainda representa 85% dos casos divulgados internacionalmente (segundo a Organização Mundial da Saúde- OMS);
  • Hemofilia B: ocorre devido a deficiência do fator IX da coagulação. Os dados clínicos são parecidos com os da hemofilia do tipo A.
Existem diversos tratamentos de reposição de fatores da coagulação.

Principais causas

Existem vários fatores que agem na coagulação sanguínea em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coagulo e o sangramento é contido. Para uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Dessa forma, o coagulo não é formado e o sangramento não para.

A hemofilia é causada por uma mutação genética do material cromossômico. Esse material é uma estrutura em forma de fita que permanece dentro das células humanas e que possuem as informações genéticas que são passadas de gerações em gerações. O gene que causa hemofilia está localizado no cromossomo X.

PUBLICIDADE

Como tratar a Hemofilia

O tratamento da hemofilia é baseado na administração de fatores que facilitam a coagulação, e tem por objetivo alcançar os níveis adequados para evitar as hemorragias. Veja algumas situações que ajudam a repor o fator de coagulação que está baixo ou até mesmo ausente:

Terapia preventiva ou profilática: o paciente hemofílico pode passar por terapia de reposição regularmente, para prevenir os sangramentos;

Terapia por demanda: o paciente ainda pode necessitar somente dessa terapia de reposição para interromper algum tipo de sangramento que ocorrer. Esse tratamento é chamado de terapia por demanda.

As crianças evitam o tratamento. Por isso os pais precisam ficar atentos.

É importante saber que para todos os tipos de hemofilia o tratamento do sangramento deve ser rápido para que não ocorram danos maiores. Para as crianças é importante que os familiares consigam identificar rápidos os sinais do sangramento do hemofílico. Os pequenos algumas vezes ignoram os sinais para evitar o tratamento que é desconfortável. Por isso é importante que os pais fiquem atentos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.