Hábitos que previnem obesidade infantil

Dados recentes mostram que o número de crianças acima do peso vem aumentando no país. Para se ter ideia, o número já era alarmante no…

Por Editorial MDT em 27/07/2012

Conheça alguns hábitos que previnem a obesidade infantil.

Dados recentes mostram que o número de crianças acima do peso vem aumentando no país. Para se ter ideia, o número já era alarmante no ano de 2010. Naquele ano, cerca de 15% das crianças eram obesas no Brasil. A obesidade infantil pode ser fatal, por isso merece grande atenção e orientação. Conheça abaixo quais são os hábitos que previnem a obesidade infantil.

Conheça os perigos que a obesidade infantil pode trazer a saúde dos pequenos

Saiba mais sobre a obesidade

Em torno de dois anos de idade, a criança já define o número de células gordurosas que terá na fase adulta. Uma criança que possui excesso de peso, tem um número muito superior de células de gorduras, quando comparada a uma criança de peso normal. Assim, quando ela se tornar adulta, ela terá um número maior de células gordurosas, o que dificultará que ela seja mais magra e esguia. Por outro lado, a que possuir menor número de células, terá menor facilidade em adquirir peso durante os anos que se seguem.

Avaliando o índice de massa corporal (IMC)

A quantidade de gordura corporal existente no corpo da criança muda ao longo do crescimento. Além disso, as taxas de gorduras variam conforme o sexo, por isso existem duas tabelas (uma feminina e uma masculina) para avaliar o IMC da criança. Dessa forma, através do resultado é possível avaliar se ela está acima, normal ou abaixo do peso.

Os dados de crianças com obesidade vem crescendo a cada ano.

Condições que podem interferir na obesidade

Especialistas afirmam que o desenvolvimento da obesidade infantil é atribuída aos seguintes aspectos:

  • Ambientais;
  • Genéticos;
  • Comportamentais.

Entre eles, o que mais interfere no excesso de peso das crianças é o fator comportamental. Isso porque uma nutrição irregular, somada a falta de exercícios físicos auxilia de forma negativa na saúde  da criança, colaborando com a obesidade infantil.

Conheça os hábitos que previnem a obesidade infantil

A obesidade infantil se tornou uma preocupação mundial. No entanto, é possível que a criança crie alguns hábitos que irão auxiliar na prevenção desse problema. Conheça abaixo quais são eles:

  • Durante todo o dia, a criança deve realizar cinco ou seis refeições, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
  • Ofereça guloseimas em porções controladas;
  • Evite que a criança consuma excesso de salgados, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas em geral;
  • Ofereça legumes, verduras, frutas e iogurtes diariamente a seu filho.
  • Diminua o volume dos alimentos ingeridos nas refeições pelos pequenos;
  • Substitua os refrigerantes por sucos naturais.

A obesidade infantil se tornou um problema mundial.

A obesidade infantil é considerada uma doença de alto risco, crônica e reincidente, por isso merece grande atenção. Por isso, incentive seu filho a ter uma vida saudável começando com a mudança de alguns hábitos dentro de casa.

Saiba onde encontrar tratamentos para a obesidade infantil

Top