Hábitos que ajudam a retardar o envelhecimento

Ninguém quer envelhecer. Esta é uma verdade universal; porém, o envelhecimento é inevitável a qualquer ser vivo. Até mesmo as plantas envelhecem. Tão certo…

Ninguém quer envelhecer. Esta é uma verdade universal; porém, o envelhecimento é inevitável a qualquer ser vivo. Até mesmo as plantas envelhecem. Tão certo quanto a velhice é o medo que a maioria das pessoas sentem dela. De um modo geral, ficar velho é ter certos problemas e isso acontece porque o nosso corpo, com o passar do tempo, vai perdendo a sua capacidade de realizar as funções normais para se manter forte, saudável e bonito. As capacidades física e mental caem, lentamente, em declínio e o ser vivo passa a sofrer por doenças crônicas, nos dois âmbitos. Quem deseja viver bastante sabe que terá de lidar com o envelhecimento e suas consequências. Embora isso seja inevitável, é possível retardar este estado e os problemas comuns a ele. É sabido que uma vida saudável e feliz é a chave para diminuir o sofrimento futuro. Portanto, é preciso adotar hábitos que retardam o envelhecimento.

Não há como evitar o envelhecimento, mas os bons hábitos ajudam a retardá-lo (Foto: Divulgação)

Hábitos saudáveis

Está a cada dia mais difícil levar uma vida saudável. Hoje, somos rodeados por muitas coisas que não fazem nada bem à nossa saúde, apesar de serem interessantes e prazerosas. A alimentação saudável é o primeiro hábito que retarda o envelhecimento. Por meio dela, fornecemos ao nosso organismo tudo o que ele precisa para se manter em perfeito funcionamento. É preciso adotar uma dieta balanceada e rica em nutrientes. Basicamente, temos de evitar alimentos gordurosos, com muito sal ou açúcar e, também, diminuir o consumo de carne. Para adotar uma dieta perfeita, a dica é consultar um nutricionista e aprender a se alimentar, com saúde.

A alimentação saudável é o hábito mais importante (Foto: Divulgação)

As atividades físicas também são importantíssimas para evitar o envelhecimento. Elas contribuem para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente do coração. Além disso, praticar exercícios previne contra derrames, obesidade, depressão, ansiedade, câncer e osteoporose, que fazem com que o corpo envelheça, rapidamente, sendo que algumas doenças levam ao óbito quase imediato. Quem não pode frequentar uma academia, por exemplo, deve investir em caminhadas diárias, pelo menos. Trinta minutos já são responsáveis por uma melhora notável do corpo, além da mente.

Leia Também:  Festa Junina Decoração Simples

Péssimos hábitos

O consumo de álcool, cigarro ou outras drogas é o maior vilão contra o corpo saudável e jovem. Além de envelhecerem a pele e os órgãos, estas substâncias também são responsáveis por inúmeros problemas mentais, como a perda da memória e da concentração, em consequência da destruição dos neurônios.

Dormir bem é essencial para a beleza e a juventude (Foto: Divulgação)

Para finalizar, é preciso descansar suficientemente, todos os dias. O hábito de dormir até 8 horas, por noite, é essencial para retardar o envelhecimento, pois isso ajuda a manter o nível de energia do corpo. Pessoas que dormem pouco apresentam sinais de envelhecimento, muito antes do que as que dormem bem.

Saiba o que consumir: Alimentos contra o envelhecimento

Veja como evitar o envelhecimento da pele: Principais marcas de envelhecimento: como evitar 

Top