Sintomas da Gripe Suína

PUBLICIDADE

Você sabe quais são os sintomas da gripe suína? A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A, que causa regularmente crises de gripe em porcos. Recentemente a Gripe Suína vem tomando conta dos noticiários de todo mundo, a doença está mais forte no México, local onde deixou centenas de mortos. Neste artigo trazemos algumas informações que muitos de vocês devem ficar se perguntando, confira algumas respostas abaixo.

Sintomas da Gripe Suína (Foto: Abril)
Sintomas da Gripe Suína (Foto: Abril)

Sintomas da Gripe Suína

Como a gripe suína mata? A verdade é que qualquer tipo de gripe pode levar ao óbito e por isso é preciso ficar atento aos sintomas da gripe suína, o que fica evidente é que as mortes são causadas em pessoas que possuem um sistema imune (de defesa do organismo) enfraquecido.

Leia mais informações sobre: Gripe H1N1: sintomas iniciais

PUBLICIDADE

O risco da gripe suína

O melhor remédio é prevenir (Foto: Abril)
O melhor remédio é prevenir (Foto: Abril)

O principal risco relacionado à doença é uma inflamação grave dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória, ou seja, incapacidade de respirar direito. Outras complicações sérias têm a ver com lesões graves nos músculos, que podem levar a problemas nos rins e no coração. Em todos os casos estas complicações podem levar a morte.

Quantos vírus de gripe suína existem? No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual? É uma versão nova do H1N1.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70ºC, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

Como prevenir a gripe H1N1?

O que fazer para evitar o contágio? O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.

– Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.

PUBLICIDADE

– Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.

– Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.

– Evite contato próximo com pessoas doentes.

– Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Fique atento aos sintomas da gripa H1N1 (Foto: Abril)
Fique atento aos sintomas da gripa H1N1 (Foto: Abril)

Sintomas da H1N1

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia

Há vacinas específicas para a gripe suína? Sim. Inclusive a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um planejamento pensando em quais os vírus Influenza devem circular no hemisfério sul e norte com base no levantamento feito de com pacientes já infectados.

Como todo ano há uma atualização, a vacina muda e neste ano o produto vai proteger contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. A mudança é que vamos estar mais protegidos contra o vírus que anda circulando principalmente no estado de São Paulo.

Como será a vacinação na rede pública?

Campanha nacional de vacinação contra o H1N1 começa dia 30 de abril (Foto: Abril)
Campanha nacional de vacinação contra o H1N1 começa dia 30 de abril (Foto: Abril)

A campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1 começa oficialmente no dia 30 abril e vai até o dia 20 de maio. O ministério da Saúde vai repassar até o dia 15 de abril a quantidade de 25,6 milhões de doses. Só São Paulo, que tem 42 casos de mortes pela doença, vai receber 5,7 milhões.

De acordo com o órgão federal, é o governo estadual que vai definir quais cidades são prioridades e essa escolha é feita com base em relatórios que apontam o número de casos da doença e onde ela pode retornar novamente. Por isso, fique atento ao calendário do seu município e não deixe de tomar a vacina, principalmente se você fizer parte do grupo prioritário.

Leia mais informações sobre: Gripe Suína: Doença que Pode Matar

Como é o tratamento do H1N1?

Para cuidar e tratar da doença, o paciente vai ter que ser paciente. Quando o mesmo é diagnosticado pela doença, ele é levado ao médico para fazer um tratamento específico, envolvendo boa hidratação, repousar e tomar remédios como o antiviral específicos, sempre prescrito pelo médico. Entres os remédios está o Oseltamivir, marca conhecida como Tamiflur, que é distribuídos pela rede pública de saúde em unidades básicas de saúdes e hospitais.

Este medicamento na verdade é  específico contra o vírus H1N1 e é indicado para pessoas que correm um maior risco de desenvolver complicações a partir do contágio da doença. Vale lembrar que o paciente precisa tomar o remédio nas primeiras 48 horas a partir dos sintomas já confirmados da doença, assim o remédio deve fazer um efeito melhor. Em alguns casos, o médico também sugere um analgésico para aliviar dores e sintomas.

Quer mais dicas sobre saúde? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários temas, fique bem informada (o) aqui no Mundo das Tribos!!!

Leia também:

99 Comentários

  • eu acho que essa gripe e muito grave entao vamos previnir

  • eu sou aline e amei saber sobre a enfluencia A H1N1

  • Camila Aires,

    Os pacientes que vão ao pronto socorro não têm contato direto com os pacientes internados. São setores diferentes do hospital.

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

  • Um fato curioso é que o vírus H1N1 de hoje é o mesmo que matou milhões de pessoas em 1918, que recentemente foi recriado em laboratório num processo chamado “genética reversa”. Outro detalhe que chama a atenção é que esse novo vírus é uma combinação de DNA do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína asiática e européia e o vírus da gripe humana, ou seja, trata-se de uma mistura nunca antes vista e o mais incrível é que tem menos de 1% dessa combinação ocorrer naturalmente. Isso a mídia não divulgou, pois trata-se de algo criado em laboratório pelas empresas farmacêuticas para auferirem lucros exorbitantes com o pânico e o medo das pessoas, pois outros princípios de pandemias já foram controladas anteriormente. O vírus não tem perna e não se propaga no ar , ou simplesmente não voa, mas essas empresas estão andando e voando em bilhões de dólares!!!

  • Camila,
    Os doentes realmente possuem uma imunidade menor, mas, se os pacientes com Influenza A (H1N1) utilizarem máscaras e todos tomarem cuidados básicos como lavar sempre as mãos com água e sabão, não dividir objetos de uso pessoal e evitar aglomerações, então o risco de contrair a doença será bem menor.

  • Thaila,
    Os principais sintomas são febre repentina maior de 38º, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. No surgimento de qualquer sintoma, procure um médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

    A estimativa para a fabricação da vacina é para 2010, antes do período de maiores ocorrências da gripe comum, ou seja, no inverno. Aqui no Brasil, o Instituto Butantan trabalha intensivamente para conseguir fabricar a vacina. Mas caso esta descoberta ocorra em âmbito internacional, o país já está em contato para negociar a compra, pararedistribuir gratuitamente para a população alvo.

  • Flavia,
    A princípio não. Uma pessoa que se contamina com esta doença, assim como ocorre na gripe comum, ela cria imunidade. Porém, no caso de mutação do vírus, um novo contágio pode sim vir a ocorrer.

  • Jacinta,

    A estimativa para a fabricação da vacina é para 2010, antes do inverno. Existem esforços de profissionais de todo o mundo, em busca de uma fórmula para a imunização das pessoas. Mas neste meio tempo, também é preciso que a Organização Mundial de
    Saúde estipule critérios para a utilização da vacina como: faixa etária e número de doses a ser aplicada em cada pessoa. Aqui no Brasil, o Instituto Butantan trabalha intensivamente para conseguir fabricar a vacina.

  • Nathalia,
    Existe o Tamiflu, remédio indicado para os casos mais graves e pessoas do grupo de risco que contraíram a Influenza A (H1N1), mas outros medicamentos utilizados para tratar a gripe comum também vem sido utilizados pelos médicos e obtido sucesso no tratamento.

  • Aline Macedo,
    Espero que você esteja melhor e que, naquele momento de dúvida quanto aos sintomas, tenha procurado seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima. Caso tenha contraído Influenza A (H1N1), provavelmente está imune ao vírus H1N1 e não ficará doente novamente.

  • Tatiane Rosa,
    As duas doenças agem de forma semelhante, possuem os mesmos sintomas e letalidade. Ambas podem se apresentar por meio de febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória. Na Influenza A (H1N1) a febre é repentina e muito alta.

  • Silvia,
    Faz mais de uma mês que você estava em dúvida quanto aos sintomas seus e de sua filha. Espero que não tenham se agravado e que a cura tenha chegado com rapidez.
    O sintoma mais recorrente nos casos de Influenza A (H1N1) é a febre, presente em 92% dos casos. Mas dores nas articulações e nos músculos, tosse e dor de cabeça também fazem parte do quadro.

  • Jairo, todos aqueles que possuem doenças respiratórias encontram-se no grupo de risco.

  • A letalidade da Influenza A (H1N1) é praticamente a mesma da gripe comum, 0,5%.
    A grande maioria das pessoas infectadas com o vírus desta doença evolui para cura.

    Entre 25 de abril e 8 de agosto, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 192 óbitos por influenza A(H1N1) no Brasil.

  • eu adorei esses comentarios.
    essas perguntas e respostas!
    bjsss!!!

  • tenho uma funcionari que esta gravida de 1 mese meio .Ela devera ser afastada do serviço(balconista) loja de calçados para evitar contato com pessoas

  • vcs esclareceram minhas duvidas, muito obrigado
    é otimo trabalhos para vcs.
    BLZ!!!

  • estou a 3 dias com muitas tosse e dor no crpo , mas não estou com febre ,mas tive frio e so tomei
    anador e outros analgisico minha tosse é intenssa
    estou com medo , pode ser sintomas dessa gripe
    suina ?

  • eu tenho 11 onos mais estudo pouco esse ano por caussa da cripe suina e nao to estudando

  • gostei muito das perguntas e das respostas..

  • oi sou william adorei esse conteudo

  • Sintomas: febre acima de 38º e tosse, podendo ser seguida de dor nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória

  • Aki na minha Cidade Imperatriz ou seja a 2º maior Cidade do Maranhão dpois da Capital São Luiz já tem 2 casos da gripe confirmados no hospital minicipal da cidade..
    Corre o risco de outros doentes internados pegarem a doença???

  • Eu estava fazendo minha pesquisa de escola sobre a tal doença,e quando vi o site fiquei muito interessada.
    Então meu problema estava resolvido logo copiei o texto e terminei meu trabalho !Fiquei tão informada que logo fui me cuidar e me previnir.O texto diz muitas coisas legais,estou agora,muito bem informada com meus pontos de materia e quero agradecer por esse maravilhoso texto!!!!

  • Olá, sintO uma dor na nuca, alguns calafrios, as vezes parece que estou com febre, mas o que mais assustou, foi ontem eu ter vomitado, voce acha, que posso está com algum sintoma?!Devo procurar um médico, qual o principal fator, de sintoma?????

  • muito bom

  • Quais são os sintomas da Gripe Suìna?
    Como a Gripe Suìna Chegou em Porto Velho?
    Que dia a vascisna chega em Porto Velho?
    Muitoo Obriga”””
    Responda’me o mais ràpido possivel–^^

    Thayla bjooo

  • nossa a gripe suina esta muito perigósa esse virús aparece do nada só jesus pra nos salvar .

    bjus

  • ameii!! achei tudo sobre meu trabalho..

  • ai pessoal essa gripe ai e passageira msm eu vi no jornal q dependendo do ambiente o ela naum fka mto tenpo naum tipo em umlugar com menos de 10 graus ela fka viva exatamente 10 horas e em lugar bem quente q faça bastante calor no maxo q ela fka é 50 minutos e dpois ela some

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.