Existem sorvetes zero lactose?

Existem sorvetes zero lactose?

A intolerância a lactose é uma restrição alimentar que impede as pessoas a consumirem leite ou qualquer produto derivado do leite.  Isso acontece quando…

Por Editorial em 11/02/2020

criança com sorvete sem lactose

Agora é possível tomar sorvete sem lactose!

A intolerância a lactose é uma restrição alimentar que impede as pessoas a consumirem leite ou qualquer produto derivado do leite. 

Isso acontece quando o corpo do indivíduo não chega a produzir a quantidade necessária ou não consegue produzir nada  de enzima lactase – agente responsável por quebrar e digerir a lactose para evitar o acúmulo desse carboidrato do leite no intestino grosso! 

Quais são os sintomas da intolerância?

Esse acúmulo é o que causa a fermentação por bactérias e acaba gerando os sintomas como diarreia, náuseas, gases, má digestão, entre outros – sendo que a gravidade e intensidade desses sintomas vai depender da quantidade de lactose ingerida ou do grau de intolerância desenvolvida.

Vale lembrar que é possível sofrer intolerância a lactose logo nas primeiras fases da vida ou já na idade adulta. 

O problema é que não tem cura! Sendo assim, é importante ter acompanhamento médico para ter controle da situação sabendo até onde você pode ir quando quiser consumir alguns produtos lácteos. 

Isso quer dizer que alguém intolerante a lactose pode até ir a uma sorveteria uma vez ou outra, mas não vai poder consumir a mesma quantidade de sorvete que outra pessoa sem intolerância consegue.

A boa notícia para aqueles que sofrem com a falta de opções de produtos sem lacticínios e derivados é que o mercado alimentício está mais empenhado em produzir alimentos sem lactose, inclusive já é possível curtir um dia de calor tomando um delicioso sorvete zero lactose ao invés de limitar seu cardápio a um sorvete de fruta ou açaí.

Portanto, aqui está a resposta: SIM! Existem sorvetes sem medo de sofrer as consequências de consumir lactose tendo intolerância – inclusive sorvete de massa.

Produtos sem lactose são tão bons quanto da receita original?

Ainda que seja difícil de acreditar, é possível ter experiências tão boas consumindo produtos zero lactose quanto consumindo os com leite e derivados. Por isso, tomar um sorvete de leite condensado ou um picolé cremoso não é uma realidade distante para os intolerantes a lactose! 

Inclusive, é interessante aprender receitas de sobremesas e outros tipos de alimento para fazer em casa além de se contentar somente com os prontos disponíveis no mercado. 

É bom eliminar a lactose mesmo sem ter intolerância?

É super importante ressaltar que a lactose só faz mal aos intolerantes e não deve ser eliminada das refeições de ninguém, por mais restritiva que seja a dieta

Isso porque esse tipo de alimento é a principal fonte de cálcio e podem ajudar significativamente na prevenção contra osteoporose e outros problemas de enfraquecimento dos ossos. 

Para quem tem um grau leve de intolerância e deseja consumir produtos lácteos, como um sorvete de creme ou até um sorvete gourmet para não abusar muito, recomendamos que misturem tais elementos com frutas ou cereais para reduzir a velocidade da digestão e dar mais tempo para o corpo digerir a lactose.

Quais são os melhores sabores de sorvete sem lactose?

sabores de sorvete sem lactose

Existem diversos sabores deliciosos para sorvetes sem lactose.

Seja um sorvete de palito – conhecido popularmente como picolé – ou um sorvete de massa, vale a pena explorar as opções de sabores para não passar vontade!

Ainda assim, tem aqueles que se destacam e dão água na boca só de olhar, não é mesmo? Nós sabemos disso. E para te inspirar e incentivar o consumo de produtos adequados para sua saúde, nós separamos uma lista dos melhores sabores de sorvete que merecem ser experimentados: 

  • Sorvete de banana sem lactose; 
  • Sorvete de chocolate sem lactose – com ou sem casca de chocolate;
  • Sorvete de morango sem lactose – com ou sem pedaços da fruta;
  • Sorvete napolitano sem lactose;
  • Sorvete de flocos sem lactose; 
  • Sorvete de coco sem lactose;
  • Sorvete de abacaxi sem lactose – com ou sem pedaços da fruta;
  • Sorvete de baunilha sem lactose;
  • Sorvete de limão ou torta de limão sem lactose; 
  • Sorvete de maracujá ou mousse de maracujá sem lactose. 

Essas opções podem ser encontradas como sorvete e picolé! Basta saber procurar e consultar seu médico em acompanhamentos a respeito da tabela nutricional. 

Como descobrir se tenho intolerância a lactose?

leite tolerancia a lactose

Descobrir se tem ou não esse problema quanto mais cedo melhor.

Para confirmar se você tem intolerância à lactose é preciso procurar por um por um gastroenterologista e pedir um diagnóstico contando ao médico especialista tudo que está sentido e receber uma avaliação do mesmo sobre os seus sintomas. Certamente o médico responsável irá te encaminhar para outros exames – como o teste respiratório, o exame de fezes ou a biópsia do intestino – para ter certeza da constatação.

Os sintomas mais comuns são cólica, gases e diarreia. Geralmente surgem momentos após a ingestão de alimentos com lactose.

Quer fazer um teste rápido? Confira essa lista abaixo com os principais sintomas de intolerância e analise se acontece com você após consumir leite de vaca, derivados do leite ou produtos que sejam preparados com leite- como iogurte, queijo, sorvete e outros derivados: 

  • Excesso de gases, barriga inchada e dor abdominal;
  • Prisão de ventre e alternância de períodos de diarreia;
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de energia;
  • Irritabilidade fácil;
  • Dor de cabeça frequente, principalmente após as refeições;
  • Manchas vermelhas na pele – inclusive que causam coceira;
  • Dores constantes nos músculos ou articulações.

Se perceber algum destes sintomas apresentados, é interessante ficar sem ingerir alimentos do tipo durante 7 dias para ver se desaparecem. Ou seja, é um teste simples, mas que pode dizer muita coisa. 

A intensidade dos sintomas podem variar de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, que é a enzima que digere o leite de vaca. Portanto, para ter certeza que é intolerância à lactose, além de fazer o teste de exclusão alimentar, vale a pena tentar exames indicados pelo médico, como por exemplo, o exame de fezes que mede a acidez das fezes – sendo muito comum para detectar a intolerância à lactose em bebês e crianças pequenas -, o teste do ar expirado que mede a presença anormal de hidrogênio no ar expirado após a ingestão de lactose diluída em água e o tradicional exame de sangue que mede a quantidade de glicose no sangue após tomar lactose diluída em água no laboratório.

Outro tipo de exame importante, porém mais assertivo e menos comum por ser mais invasivo, é a biópsia do intestino. Neste caso, uma pequena amostra do intestino é retirada e analisada no microscópio para identificar a presença ou ausência de células específicas que determinam a intolerância à lactose. 

Além do gastroenterologista, estes exames podem ser solicitados por um clínico geral ou alergologista em caso de suspeita de intolerância à lactose, já que o teste da exclusão alimentar pode deixar algumas dúvidas.

É muito importante diagnosticar adequadamente com um médico especialista e tratar a intolerância à lactose com acompanhamento, porque esta é uma condição que provoca sintomas desagradáveis e afeta a absorção de nutrientes importantes para o organismo – podendo até causar outros problemas.

Como já foi dito, existem diversos níveis de intolerância à lactose e nem todos precisam deixar de comer derivados do leite como o danone, iogurte, margarina e até o sorvete, porque estes alimentos têm uma menor quantidade de lactose, sendo possível comer uma pequena quantidade uma vez ou outra.

Top