Grammy Latino 2012: vencedores

Grammy Latino 2012: vencedores

O Grammy Latino, maior premiação de música da América Latina, aconteceu nesta quinta-feira (15), em Las Vegas. Grandes músicos e compositores compareceram ao Grammy…

Por Isabella Moretti em 16/11/2012

O Grammy Latino, maior premiação de música da América Latina, aconteceu nesta quinta-feira (15), em Las Vegas. Grandes músicos e compositores compareceram ao Grammy deste ano, para disputar os prêmios de diferentes categorias.

A dupla mexicana ‘Jesse & Joy’ garantiu quatro prêmios no Grammy Latino 2012. (Foto:Divulgação)

Na noite em que antecede a entrega dos prêmios, Caetano Veloso recebeu uma homenagem. O cantor brasileiro levou o título de personalidade do ano pela Academia Latina de Gravação e foi aplaudido de pé por todas as pessoas que marcaram presença no evento. A festa em comemoração aconteceu quarta-feira (14), na pré-estreia do Grammy.

Saiba mais: Grammy 2012 – programação, indicados

A noite da música latina

A 13ª edição do Grammy Latino teve grandes surpresas, como a dupla de mexicana ‘Jesse & Joy’. Os irmãos foram os grandes vencedores da noite e levaram para casa quatro fonógrafos dourados.

A música “¡Corre!” da dupla ‘Jesse & Joy’ foi eleita melhor canção e melhor gravação do ano. Já o disco “¿Con quién se queda el perro?” recebeu o prêmio de melhor álbum vocal pop contemporâneo. A dupla também garantiu a premiação de melhor vídeo musical curto, com a produção “Me Voy”.

Juanes é o artista latino com o maior número de conquistas no Grammy. (Foto:Divulgação)

O cantor colombiano Juanes também obteve destaque na noite da música latina. Ele foi premiado nas categorias ‘melhor álbum do ano’ e ‘melhor vídeo musical’. Com estes dois novos prêmios, Juanes se transformou no artista latino com o maior número de conquistas no Grammy, um total de 20 fonógrafos dourados.

Juan Luis Guerra foi nomeado em seis categorias do Grammy, mas faturou dois prêmios: ‘melhor produtor do ano’ e ‘melhor álbum do ano’. O dominicano foi bem reconhecido no evento graças ao seu trabalho pelo “MTV Unplugged” de Juanes.

A banda 3Ball MTY levou o Grammy de ‘Artista Revelação’, obtendo assim reconhecimento pelo álbum “Inténtalo”. Também receberam fonógrafos dourados Carla Morrison, do México; Arturo Sandoval, de Cuba e Don Omar, de Porto Rico. Os uruguaios do grupo “El Cuarteto de Nos” se destacaram no gênero pop/rock ao levar para casa os prêmios de melhor álbum e melhor canção.

O Brasil no Grammy Latino 2012

Caetano Veloso foi escolhido como personalidade do ano. (Foto:Divulgação)

Vários artistas brasileiros receberam indicações ao Grammy, mas não foram premiados nas principais categorias. O grande vencedor da noite foi realmente Caetano Veloso, que além de receber o prêmio de personalidade do ano, também levou o título de ‘melhor álbum de música popular brasileira’, ao lado de Ivete Sangalo e Gilberto Gil, com o “Especial Ivete, Gil e Caetano”.

Lista de vencedores Grammy Latino 2012

Melhor álbum do ano
– MTV Unplugged, Juanes

Gravação do ano
– “Corre!”, Jesse & Joy

Canção do ano
– “¡Corre”, Jesse & Joy

Artista Revelação
– 3BallMTY

Melhor álbum Pop/Rock
– Porfiado, El Cuarteto De Nos

Melhor álbum de Rock
– Desde Rusia Con Amor, Molotov

Melhor álbum de música brasileira
– Especial Ivete, Gil e Caetano, Caetano Veloso, Gilberto Gil & Ivete Sangalo

Melhor canção brasileira
– “Querido Diário”, Chico Buarque

Álbum Pop contemporâneo
– “Músicas Para Churrasco Volume 1”, Seu Jorge

Álbum de rock brasileiro
– “Celebração e Sacríficio”, Beto Lee

Melhor álbum de samba/pagode
– “Nosso Tamba Tá Na Rua”, Beth Carvalho

Melhor música cristã em língua portuguesa
– “Aline Barros e Cia 3”, Aline Barros

Melhor álbum de música sertaneja
“Chitãozinho e Xororó – 40 Anos – Sinfônico”

Melhor álbum de música sertaneja raiz
“Iluminado”, Dominguinhos

Veja também: Shakira recebe Grammy Latino, prêmio máximo da música

Para conferir os nomes de outros vencedores do Grammy Latino 2012, acesse o site oficial da premiação.

Top