Google Cultural Institute: exposição online de grandes acontecimentos

Uma verdadeira aula de história. É assim que pode ser definido o Google Cultural Institute, que funciona como um museu online, criado pela gigante…

Por Andre em 13/12/2012

Uma verdadeira aula de história. É assim que pode ser definido o Google Cultural Institute, que funciona como um museu online, criado pela gigante da internet, para mostrar alguns dos principais fatos e acontecimentos que marcaram a história recente.

O Dia D é um dos eventos contados em detalhes no Google Cultural Institute (Foto: Divulgação)

O trabalho, que está disponível através do site www.google.com/culturalinstitute/, foi lançado em outubro e já disponibiliza exposições online de mais de 40 grandes acontecimentos, principalmente do século XX, tornando-se uma importante fonte de pesquisa para estudantes e pessoas de todas as idades.

Organizado em parceria com fundações e museus que cederam o material para as exposições online de grandes acontecimentos, o Google Cultural Institute disponibiliza um farto material, entre fotos, vídeos, áudio, textos, manuscritos, cartas, matérias de jornais e revistas e muito mais, para que o usuário entenda tudo sobre a história mundial recente.

Para os astrônomos de plantão: Google Earth Sky – o espaço em suas mãos

Exposições disponíveis no Google Cultural Institute

As exposições online do projeto abrangem alguns dos principais acontecimentos do século XX (Foto: Divulgação)

Entre as exposições online históricas disponíveis no Google Cultural Institute, você pode conferir os detalhes e informações de alguns dos principais acontecimentos do século passado, como os relatos do Dia D, desembarque de tropas na Normandia, que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial, e a coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953.

Algumas das outras exposições encontradas na ferramenta são:

– Guerra Civil Espanhola

– Anne Frank

– Sinais do Apartheid

– Maio de 1968

– Steve Biko: Legado

– Pergaminhos do Mar Morto

– A Queda do Muro de Berlim

– Arquivos de Nelson Mandela

– Auschwitz Album

– Exposições Imperiais

– Os anos da Dolce Vita

– Jan Karski: Herói da Humanidade

– Motins de Soweto

Como usar o Google Cultural Institute

A navegação pelo Google Cultural Institute é bem fácil e intuitiva (Foto: Divulgação)

Para conferir o acervo do Google Cultural Institute, você deve acessar o site www.google.com/culturalinstitute/. Lá, é possível iniciar a pesquisa através de palavras-chave, filtrar a busca por décadas, locais, eventos ou pessoas ou ainda utilizar a linha do tempo da página inicial.

Conheça também: Museu Madame Tussauds – fotos

Assim que encontrar a exposição que deseja ver, basta clicar no link dela para começar a visualização das informações. Você pode, por exemplo, aumentar o tamanho das fotos para ver maiores detalhes, conferir infográficos e ilustrações, assistir aos vídeos originais de alguns eventos e até buscar outras informações nos links mostrados em cada exposição.

É importante ressaltar que muitas informações estão em inglês, mas uma boa parte do conteúdo já está disponível em português.

Top