Dispositivo para carregar celular em até 20 segundos: saiba mais

Dispositivo para carregar celular em até 20 segundos: saiba mais

Uma garota de apenas 18 anos criou um dispositivo capaz de carregar o celular em até 20 segundos. A invenção foi um dos destaques…

Por Isabella Moretti em 22/05/2013

Uma garota de apenas 18 anos criou um dispositivo capaz de carregar o celular em até 20 segundos. A invenção foi um dos destaques da feira internacional de ciências e engenharia da Intel e faturou o prêmio Jovem Cientista deste ano.

Eesha Khare inventou um carregador de bateria revolucionário. (Foto:Divulgação)

Eesha Khare é uma estudante da Califórnia e o seu trabalho despertou o interesse de grandes empresas de tecnologia. Além de ter a sua invenção reconhecida, Eesha também foi premiada com US$ 50 mil.

Saiba mais: Bateria de celular: como aumentar duração

O novo dispositivo

O dispositivo criado pela jovem de 18 anos é capaz de armazenar energia em um espaço menor do que as baterias convencionais de celular. A tecnologia foi usada para carregar um LED, mas acredita-se que ela possa ser adaptada a outros produtos no futuro, como a bateria de carro.

A motivação de Eesha Khare para criar o dispositivo foi o fato de que a bateria do seu celular sempre morria. Ela ainda assegurou que o seu projeto tem inúmeras vantagens em comparação com o sistema de captação de energia convencional.

O novo dispositivo é capaz de recarregar bateria em apenas alguns segundos porque aceita até dez vezes mais ciclos de recarga. O design flexível também é uma vantagem do produto, permitindo assim que ele seja usado em telas e roupas.

Invenção é capaz de carregar celular em até 20 segundos. (Foto:Divulgação)

O supercapacitador de Eesha ainda está longe de se tornar um produto comercial, mas com certeza a sua tecnologia vai contribuir com novos estudos e o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Em entrevista para a NBC News, a jovem inventora californiana disse: “Trabalhar em escala nanométrica pode trazer avanços significativos em diversas áreas. Existem muitas aplicações e vantagens sobre as baterias nesse sentido”.

Eesha Khare Não é a única jovem a surpreender a todos com a sua invenção inteligente. Owen Nannarone, um garoto de apenas 10 anos que vive em Boston com sua família, criou um pino de golfe inteligente. Já Zora Ball, de 7 anos, se tornou a pessoa mais jovem do mundo a criar um jogo de celular.

Outros premiados na feira internacional da Intel

A feira da Intel premiou outros jovens inventores. (Foto:Divulgação)

Entre os vencedores da feira internacional de ciências e engenharia da Intel, vale destacar o jovem Ionut Budisteanu, da Romênia. Ele usou inteligência artificial para desenvolver um modelo de automóvel de baixo custo e com controle automático. Já Henry Lin, de 17 anos, forneceu dados valiosos aos cientistas para compreender a Astrofísica.

Alguns brasileiros também foram premiados na feira da Intel. Laura Rudella Tonidandel, de 16 anos, faturou uma bolsa de estudos em uma universidade norte-americana após apresentar o projeto ‘Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular’.

Veja também: Dicas para economizar bateria do smartphone

Top