Gonartrose: o que significa

A gonartrose é uma enfermidade relativamente comum, que afeta várias pessoas e principalmente mulheres, podendo resultar numa diminuição da qualidade de vida, bastante prejudicial…

A gonartrose é uma enfermidade relativamente comum, que afeta várias pessoas e principalmente mulheres, podendo resultar numa diminuição da qualidade de vida, bastante prejudicial à saúde física e emocional do paciente. Entenda melhor sobre esse problema e saiba exatamente o que significa gonartrose.

Conheça os sintomas, causas e tratamento para artrose.

Gonartrose é o desgaste da articulação do joelho. (Foto: divulgação)

O que é gonartrose

Enquanto o prefixo “gon” significa “joelho”, “artrose” é um termo usado para se referir a uma desordem articular. Portanto, gonartrose nada mais é do que um problema na articulação do joelho. Esse problema pode ser desencadeado por diversos fatores, como por exemplo trauma local, infecções, lesões dos ligamentos musculares ou qualquer outro tipo de agressão articular. É importante destacar que seu surgimento pode até mesmo não estar relacionando com nenhuma causa detectável.

Epidemiologia da doença

Segundo os dados epidemiológicos, a gonartrose é um problema muito mais frequente entre indivíduos do sexo feminino. Essa diferença de incidência é o resultado das variações anatômicas do corpo da mulher, que possui maior diâmetro transversal da bacia, a fim de facilitar a gestação e o trabalho de parto, mas que, em contrapartida, acaba proporcionando uma maior angulação do joelho em valgo e resultando no desgaste articular. Pessoas acima de 45 anos são mais susceptíveis a esse tipo de problema.

A perda de peso e a realização de fisioterapia são muito importantes. (Foto: divulgação)

Formas de tratamento

O tratamento da gonartrose visa a proteção da cartilagem e a resolução do quadro álgico. A perda de peso e o acompanhamento com fisioterapeuta são fundamentais para a obtenção de bons resultados. Entre os medicamentos mais utilizados estão os “sintomáticos” (analgésicos e anti-inflamatórios), além da prevenção do desgaste da articulação do joelho com o uso de fármacos condroprotetores, que apesar de retardar, são incapazes de impedir a deterioração articular.

Leia Também:  Calvície feminina: causas, tratamento

Uma forma de tratamento muito utilizada e que geralmente proporciona o alívio eficiente dos sintomas é a infiltração com corticoide, que deve ser realizada com cuidado e nunca em frequência maior do que um episódio anual. Também é possível contar com medicamentos bastante modernos, capazes de espessar o líquido sinovial e assim proteger a articulação.

Outra novidade são os fármacos capazes de facilitar o tratamento de pacientes que podem apresentar algum tipo de contraindicação cirúrgica, como é o caso de portadores de diabetes, hipertensão arterial, varizes ou pessoas em idade avançada.

Saiba quais são os principais tratamentos para a artrose dos joelhos.

Mulheres com mais de 45 anos constituem o principal grupo atingido pelo problema. (Foto: divulgação)

A gonartrose é o nome dado ao desgaste da articulação do joelho, mais comum em indivíduos acima de 45 anos e especialmente mulheres, que devido às diferenças estruturais de seu corpo, são mais susceptíveis ao estresse articular.

Top