domingo, 27 de novembro de 2022 - 27/11/2022 13:41:17
MundodasTribos

Gestão da equipe em home office — Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a liberação gradativa de circulação de pessoas, algumas empresas tendem a manter o home office ou o trabalhado híbrido. O modelo apresenta vantagens como a flexibilização e desafios como maneiras de avaliar a produção da equipe. Para encontrar o caminho mais produtivo, é importante que os líderes das empresas estejam atentos a alguns fatores. 

Uma pesquisa realizada pelo International Business Report (IBR), estudo global feito a cada seis meses pela Grant Thornton, investigou, no primeiro semestre de 2021, as expectativas da economia mundial para os próximos 12 meses. O objetivo estudou os cenários de retomada global da economia em diversos setores de trabalho. Foram ouvidos 253 executivos brasileiros em um universo de 5 mil empresários de 32 países. 

A adoção do home office como um modelo de trabalho permanente foi um dos resultados obtidos pela análise. Essa é uma decisão já tomada por 32% dos executivos; outros 45% deles estão avaliando de forma séria essa possibilidade. Já 15% disseram que não pretendem adotar o home office permanentemente, apesar de não excluírem a ideia. Mostraram-se completamente contra essa decisão 7% dos líderes entrevistados. 

O que este artigo aborda:

Automatização e foco nos resultados!

Com as novas tecnologias e o trabalho remoto, é possível adaptar e flexibilizar a rotina de trabalho, sem que haja perda de produtividade para as empresas, como aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

De acordo com recomendações do órgão, é importante que as empresas com funcionários em home office definam objetivos que possam ser alcançados e mensurados. Essa é uma maneira de o colaborador ter clareza do que é esperado em relação ao ritmo de produção e de entrega das demandas. Com metas específicas e prazos, os profissionais podem se organizar de maneira mais eficiente, segura e objetiva. 

Os sistemas automatizados de gestão dos setores de Recursos Humanos (RH) são os meios atuais utilizados para organizar o trabalho home office. O software de RH é instalado na companhia com o objetivo de traçar estratégias de gestão de pessoas com direcionamentos específicos para cada setor. 

Por meio da ferramenta é possível realizar a gestão de ausências, o controle de ponto e a mensuração da variação salarial. Além disso, devem ser feitas também a gestão de documentos, a instalação de sistemas de recrutamento, seleção e a avaliação de desempenho

Gestão objetiva no home office!

O levantamento feito pelo IBR, da Grant Thornton, mostrou que as mudanças impostas pela pandemia impactaram diretamente o relacionamento das empresas com os seus trabalhadores. A elevada adesão ao trabalho remoto pelas companhias brasileiras é um exemplo citado, uma vez que, segundo a pesquisa, esse não era o cenário esperado antes de 2020. 

A nova realidade passa a incluir uma forma, também, de busca de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O suporte à saúde mental e psicológica dos funcionários, por exemplo, já era oferecido por 64% dos empresários entrevistados na pesquisa; e 22% deram início a esse suporte durante a pandemia. Os executivos que não ofereciam esse amparo, mas que pretendiam oferecer, somam 13%; e os outros 2% responderam apenas não.

Para que o gerenciamento de uma equipe em home office seja realizado no novo cenário, sem a perda de produtividade e sem a sobrecarga do funcionário, é preciso planejamento adequado. Estabelecer contato com o colaborador desde o momento da contratação pode ser uma maneira de incluí-lo na rotina da empresa para que ele não se sinta deslocado. 

O Sebrae ressalta ser importante que o trabalho conte com o suporte do gestor quando necessário. Reuniões semanais podem ser uma maneira de colocar os membros da equipe em contato e auxílio mútuo, mesmo em atividades presenciais ou híbridas. Tarefas prioritárias podem ser definidas e seguidas a partir de um cronograma. Os líderes, assim, passam a focar no resultado e em um modelo de gestão cooperativo em vez de autoritário. 

Encontros periódicos, como videoconferências, entre os integrantes da equipe e entre os outros membros da empresa devem ser feitos periodicamente. Dessa forma, cria-se hábitos de trocas e o expediente passa a fluir com todos entendendo o seu papel dentro da engrenagem da companhia. 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Wagner Santos

Profissional de SEO e link builder com mais de 6 anos de experiência, testes e projetos como a Revista de Marketing, SEO Wagner santos e outros, sempre focando e posicionar melhor sites nos mecanismos de pesquisa.

1

Pode ser do seu interesse

Cordão de Prata Feminino Barato, Onde Comprar

Cordão de Prata Feminino Barato, Onde Comprar

Wise Up Online

Wise Up Online

Mestrados Uninove

Mestrados Uninove

Curso de Mestre de Obras, Onde Fazer

Curso de Mestre de Obras, Onde Fazer

Menino cai em um buraco e é resgatado com ajuda de retroescavadeira

Menino cai em um buraco e é resgatado com ajuda de retroescavadeira

Cartola FC 2011-2012 Cadastro Sportv  

Cartola FC 2011-2012 Cadastro Sportv