Geladeira: cuidados ao limpar, dicas

Na hora de limpar a geladeira, é comum ter várias dúvidas sobre como remover a sujeira sem prejudicar os alimentos ou as funções do…

Para manter a geladeira limpa, é necessário verificar o estado de cada alimento.

Na hora de limpar a geladeira, é comum ter várias dúvidas sobre como remover a sujeira sem prejudicar os alimentos ou as funções do eletrodoméstico. Na verdade existem métodos caseiros de limpeza que ajudam a eliminar odores ou resíduos que comprometem o conteúdo armazenado.

Costuma ser frustrante para o morador abrir a porta da geladeira e sentir um cheiro desagradável. Este problema acontece por causa dos alimentos estragados ou mesmo pelas medidas de limpeza inadequadas. Por isso, é necessário ter mais cuidado ao lidar com os itens conservados pelo sistema refrigerado.

Dicas para limpar a geladeira

1. Para acabar com os odores que se espalham pelo interior da geladeira, é interessante colocar um pouco de bicarbonato de sódio nas prateleiras. Outra medida caseira que costuma ter bons resultados é inserir um copo com pó de café em uma das repartições.

2. Os moradores devem ficar atentos às datas de vencimento dos produtos armazenados, desta forma fica mais fácil evitar que algo acabe estragando dentro da geladeira. Alguns odores são tão fortes que ficam impregnados em outros itens, como é o caso das maças.

3. A limpeza é uma prática muito importante para manter a geladeira sempre conservada e livre de cheiros desagradáveis. Uma boa dica caseira consiste em preparar uma solução com vinagre e água, depois aplicá-la por toda a geladeira.

Limpe a geladeira com produtos sem aromas fortes.

4. Na hora de limpar, procure evitar os produtos que possuem aromas concentrados e que podem comprometer os sabores dos alimentos. Prefira uma limpeza mais simples utilizando esponja umedecida por detergente neutro.

Leia Também:  O que Fazer Quando a Criança está com Febre

5. Não basta apenas fazer uma limpeza parcial no refrigerador, na verdade todos os produtos precisam ser retirados para conferir datas nas embalagens. No caso das frutas e verduras, esta é uma oportunidade para conferir se estão ainda em bom estado.

6. Na hora de armazenar os alimentos, procure ter cuidados redobrados com as carnes e derivados do leite. Estes produtos são os principais responsáveis por causar mau cheiro.

7. Todas as partes da geladeira devem ser limpas, principalmente as caixas de verduras e frutas.

Cuidados necessários com a geladeira

Não basta limpar, é necessário organizar.

Não existe uma geladeira limpa se ela não estiver, antes de tudo, bem organizada. Assim, depois de fazer a limpeza de todas as partes e conferir o estado dos alimentos, é chegado o momento de armazenar cada coisa no seu lugar.

Ao fazer a organização, alguns cuidados precisam ser tomados, tais como:

– Frutas e verduras devem ser colocadas na gaveta para ter maior durabilidade;

– Alimentos que não serão consumidor na hora devem ser congelados;

– Para guardar comida na geladeira, não deixe nas panelas, prefira colocar em potes plásticos;

– Alimentos perecíveis não devem ser guardados na porta da geladeira.

Coloque as orientações em prática e mantenha a geladeira sempre limpa.

Top