Gases: Podem Ser Prejudiciais à saúde?

  Aqueles incômodos gerados pelos gases são muito desagradáveis e causam um enorme mal estar a pessoa. Segundo estudos, mais de um terço dos…

 

Aqueles incômodos gerados pelos gases são muito desagradáveis e causam um enorme mal estar a pessoa.

Segundo estudos, mais de um terço dos brasileiros relatam incômodos intestinais excessivos, tendo como uma das principais causas os gases.

Geralmente  os gases são temas de piadas, por causa do odor que estão associados à fermentação de alguns alimentos pelas bactérias do intestino.

Alguns tipos de alimentos como o feijão e a lentilha, carboidratos contidos no trigo e proteínas, principalmente as que estão presentes na carne vermelha, são exemplos de alimentos que costumam gerar desconfortos por produzir gases em excesso.

Especialistas afirmam que almoços de negócios são os que mais favorecem a formação dos gases, porque as pessoas falam demais e consomem bebidas alcoólicas ou gasosas.

Apesar de alguns gases serem inofensivo, há situações que podem ser sinais de doenças mais sérias como síndrome do intestino irritável, que altera a sensibilidade e a motilidade do tubo digestório. Além de queixa de gases intestinais as pessoas com esta doença sentem dores abdominais, alteração dos hábitos intestinais (diarréia ou constipação) e a sensação de estufamento e má digestão.

Por isso quando você perceber algo estranho com seu intestino ou gases vá rapidamente a um médico.

Top