Protetor solar: mitos e verdades

O filtro solar é um dos produtos de beleza mais utilizados pelas mulheres. Independente do clima, ele deve ser aplicado todos os dias, além…

Por Editorial MDT em 01/10/2012

O filtro solar é um dos produtos de beleza mais utilizados pelas mulheres. Independente do clima, ele deve ser aplicado todos os dias, além de ser reaplicado durante o dia, em especial, durante o verão. O protetor solar é uma das melhores formas de prevenir o desenvolvimento do câncer de pele, devido aos riscos da exposição prolongada e inadequada da pele aos raios ultravioletas. Apesar do frequente uso, muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao produto, sendo assim, conheça alguns mitos e verdades sobre o protetor solar.

Saiba como aplicar o filtro solar de maneira correta.

O uso do protetor solar deve ser utilizado diariamente. (Foto: divulgação)

 Conhecendo os mitos e verdades sobre o protetor solar

  •  O filtro solar deve ser aplicado diariamente – verdade

Com certeza, o protetor solar é um dos maiores aliados da saúde da pele. Porém, para obter seus benefícios de proteção, é essencial que ele seja aplicado diariamente, incluindo nos dias nublados. É importante ressaltar que o filtro deve conter fator de proteção solar mínima de 15.

  • A exposição solar sem proteção pode causar problemas de pele – verdade

O principal e primeiro problema relacionado à exposição solar sem proteção, são as queimaduras. Estas são seguidas de vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Assim, as pessoas que não utilizam o filtro solar estão mais sujeitas ao envelhecimento precoce, pelo abuso solar.

Pessoas com espinhas também devem utilizar o protetor solar. (Foto: divulgação)

  • Pessoas com diferentes tipos de pele podem utilizar o mesmo filtro solar – mito

Cada pessoa deve procurar o filtro solar ideal para seu tipo de pele. Por exemplo, as que possuem pele oleosa devem optar por produtos que sejam livres de óleo, preferindo as versões gel ou spray. Uma forma de obter maior controle da oleosidade.

  • As soluções autobronzeadoras são preferíveis ao filtro solar – mito

As soluções autobronzeadoras possuem propriedades específicas e não protegem a pele contra os raios ultravioletas. Como o próprio nome já diz, esses produtos tem a proposta de tonalizar a pele e não a de protegê-la.

  • Pessoas com espinhas devem evitar o uso do filtro solar – mito

Independente da pessoa ter ou não espinhas, o uso do filtro solar deve existir. Isso porque somente o protetor é capaz de proteger a pele do desenvolvimento do câncer de pele.

Existe um protetor solar, para cada tipo de pele. (Foto: divulgação)

O filtro solar é um produto de beleza indispensável na vida do indivíduo. Isso se deve a seu fator protetor e de prevenção contra o câncer de pele. Mesmo sabendo dos benefícios que o protetor solar pode trazer a nossa pele, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto a seu uso. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre o filtro solar, basta torná-lo parte do seu dia a dia e obter as vantagens.

Conheça as principais características para um bom filtro solar.

Top