domingo, 29 de janeiro de 2023 - 29/01/2023 06:46:42
MundodasTribos

Neste domingo (28), foi realizada a 1ª fase do Exame da OAB 2013. A prova ocorreu das 13h às 18h em todo o Brasil, reunindo os bacharéis em direito que buscam a aprovação para advogar.

A OAB realizou a primeira fase do seu exame neste dia 28. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Melhores faculdades de Direito no Exame da OAB

Na primeira fase, mais de 124 mil candidatos se inscreveram para o Exame da OAB. Quem prestou a prova garantiu que ela estava mais fácil do que a edição anterior.

No último Exame da OAB, somente 16,6% dos bacharéis em direito passaram para a segunda fase. Deles, cerca de 10% foram aprovados no resultado final. O índice de aprovação foi considerado o mais baixo desde 2010.

O Exame da OAB não é difícil a ponto de ser encarado como um concurso público, mas testa o mínimo de conhecimentos jurídicos que o indivíduo precisa ter para desempenhar a profissão de advogado e obter a carteirinha da OAB.

O que este artigo aborda:

1ª fase do Exame da OAB 2013

A primeira etapa do 10º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi composta por 80 questões objetivas. Entre as matérias que foram abordadas, a filosofia do direito se destaca como inédita.

O resultado oficial com os nomes dos classificados será publicado no dia 28 de maio. (Foto:Divulgação)

A FGV Projetos divulgou o gabarito preliminar da primeira fase do Exame da OAB ainda no domingo. Para passar para a 2ª fase, cada candidato precisa acertar pelo menos 40 questões. No dia 28 de maio, a organizadora de prova vai publicar o resultado oficial, com a lista de classificados para a próxima etapa.

Um resultado preliminar será divulgado no dia 8 de maio, com os nomes dos candidatos que foram aprovados para a segunda fase. Quem não foi classificado terá até o dia 11 de maio para entrar com recurso.

Para conferir o gabarito do Exame da OAB 2013, clique aqui.

Sobre a 2ª fase do Exame da OAB

A prova da 2ª fase do Exame da OAB será aplicada no dia 16 de junho, das 13h às 18h (horário de Brasília). Trata-se de uma avaliação prático-profissional, na qual os candidatos precisam responder quatro questões dissertativas e produzir uma peça processual.

Os bacharéis já estão se preparando para a segunda fase. (Foto:Divulgação)

A 2ª fase do Exame da OAB tem o valor de 10 pontos e é composta por duas partes distintas. No ato da inscrição, o bacharel pode optar por uma das seguintes áreas para direcionar o conteúdo de sua prova: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

A redação da peça processual vale 5 pontos. As questões dissertativas adotam o formato de situações-problema, sendo que cada uma vale 1 ponto.

O resultado padrão de respostas da 2ª fase do Exame da OAB será divulgado no dia 5 de julho. Já o resultado preliminar sai no dia 9 do mesmo mês. O resultado final está previsto para o dia 26 de julho.

Veja também: Livros que todo candidato para o Exame da OAB deve ler

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Vagas de Trainees Romi 2011

Vagas de Trainees Romi 2011

Mestrado em Fisioterapia 2011

Mestrado em Fisioterapia 2011

Inscrições Programa Escola da Família

Inscrições Programa Escola da Família

Cursos gratuitos para deficientes Senai Senac 2013

Cursos gratuitos para deficientes Senai Senac 2013

Os melhores cursos de turismo do Brasil

Os melhores cursos de turismo do Brasil

Cursos gratuitos Senac Recife 2013

Cursos gratuitos Senac Recife 2013