sábado, 20 de agosto de 2022 - 20/08/2022 02:47:22
MundodasTribos

Qual é melhor: Financiamento ou Empréstimo Consignado? O ideal é comprar à vista, no entanto, sabemos que essa, infelizmente, não é a realidade de grande parte da população. Então como conquistar seus sonhos?

O que este artigo aborda:

Financiamento ou Empréstimo Consignado

Há diversas linhas de crédito disponíveis nos bancos e financeiras. As que possuem as melhores taxas são: o empréstimo consignado e financiamento imobiliário.

As duas modalidades, você estará pegando dinheiro emprestado de uma instituição financeira para pagar depois com uma certa quantidade de parcelas com acréscimo de juros.

Contudo, antes de aderir uma dívida, uma das básicas regras é estudar as alternativas disponibilizadas nos melhores bancos e financeiras, bem como avaliar as condições como taxa de juros, prazo e valor das parcelas.

A melhor opção é aquela que oferece as taxas mais baixas e que não atrapalhe seu orçamento mensal.

Porém, tenha bastante atenção às mudanças da economia que podem modificar as ofertas e condições de contratação.

Um exemplo disso é o recente aumento da taxa Selic, que consequentemente aumentou os juros cobrados pelos empréstimos e financiamentos.

Estude qual a melhor alternativa de crédito e o que é necessário considerar no momento de escolher entre um empréstimo consignado e financiamento imobiliário para alcançar seus sonhos.

Financiamento ou consignado

O que é financiamento?

O financiamento é uma negociação financeira para receber crédito onde uma instituição disponibiliza recursos para outra parte para alcançar um certo objetivo.

Isto é, para fazer um financiamento valer a pena, é necessário declarar o destino do dinheiro, como adquirir um imóvel, um lote, um novo carro ou reformar a casa.

É necessário que o dinheiro tenha um destino certo e, em caso de aprovação do financiamento, ele será encaminhado diretamente para esse objetivo.

Essa modalidade é usada para objetivos de alto valor, como, por exemplo, comprar um imóvel.

A garantia está relacionada ao bem que se pretende comprar (alienação fiduciária).

Nessa circunstância, caso aconteça um descumprimento do pagamento acordado, a instituição financeira pode tomar posse do bem.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado, também chamado de crédito consignado, é uma modalidade de crédito pessoal, onde as parcelas são descontadas no holerite, contracheque ou benefício do INSS.

Ele é mais comum para pensionistas, aposentados, funcionários públicos, que com a fonte de renda comprovada, podem utilizá-la como fonte direta de pagamento.

Como essas parcelas são descontadas da aposentadoria ou salário, as instituições têm a certeza de que receberão os pagamentos e disponibilizam taxas de juros mais baixas.

A diferença entre empréstimo consignado e financiamento

A principal diferença entre essas duas modalidades é que no empréstimo consignado o cliente pode pegar o valor solicitado e decidir o que fazer com o dinheiro.

Vale lembrar que ambas as operações envolvem dinheiro emprestado, e por esse motivo, as instituições financeiras que disponibilizam o crédito acrescentam no valor as taxas de juros e outros custos operacionais, que serão pagos no decorrer da vigência do contrato.

Como dito anteriormente, no financiamento, é necessário informar para o que será utilizado o dinheiro.

Por outro lado, no empréstimo consignado, não é preciso e o dinheiro pode ser utilizado para o que o cliente bem entender.

O financiamento tem a vantagem de ser oferecido a qualquer pessoa, desde que ela não esteja com o nome sujo, tenha um bom histórico e comprove a renda.

Em contrapartida, o empréstimo consignado é disponibilizado somente para alguns grupos, também conhecido de categorias elegíveis.

Empréstimo ou financiamento, qual escolher?

No momento de optar entre financiamento ou empréstimo, a primeira atitude é analisar qual taxa de juros está sendo aplicada.

Em vários casos, a taxa de financiamento é bem mais em conta do que a taxa dos empréstimos, evitando que você arque com os juros abusivos.

Também é necessário conferir o Custo Efetivo Total (CET), e analisar o que está sendo cobrado no contrato.

Ao passar um pente fino em todos esses detalhes, é possível tomar uma decisão e escolher qual o melhor para o objetivo que você quer.

O conteúdo "Financiamento ou Empréstimo Consignado? Entenda" foi feito por Editorial e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Trabalhe Conosco Rede TV

Trabalhe Conosco Rede TV

Novos BMW no Brasil

Novos BMW no Brasil

UFMG cursos gratuitos de construção civil 2017

UFMG cursos gratuitos de construção civil 2017

Dicas para aumentar as vendas

Dicas para aumentar as vendas

Loja Online de Tênis

Loja Online de Tênis

Melhores Brinquedos Para Bebê – Brinquedos Educativos

Melhores Brinquedos Para Bebê – Brinquedos Educativos