Taxa Selic – Taxa usada em operações entre os Bancos

A Taxa Selic, aqui no Brasil, é uma taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, que contenham lastros em títulos…

Taxa Selic

A Taxa Selic, aqui no Brasil, é uma taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, que contenham lastros em títulos públicos federais, títulos esses listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, ou Selic. Ela também é conhecida como taxa média do “over” que regula diariamente as operações interbancárias. A taxa Selic influi no custo do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos.

Simplificando, essa taxa é usada em operações de curtíssimo prazo entre os bancos, que, quando desejam tomar recursos emprestados de outros bancos por dia, oferecem títulos públicos como lastro, visando reduzir o risco, e, consequentemente, a remuneração da transação. Essa taxa é expressa na forma anual para 252 dias úteis.

A taxa Selic não é fixa e varia praticamente todos os dias, porém, dentro de um intervalo muito pequeno, já que na grande maioria das vezes ela tende a se aproximar da meta da Selic, que é determinada oito vezes por ano, regulamentação datada de 2006.

Acompanhe as últimas variações da Taxa Selic no site da receita federal.

Top