Finalizadores: como escolher

Os tipos de finalizadores de cabelo são muitos e cada um deles tem uma função específica. É importante saber exatamente do que os cabelos precisam e fazer a compra, de acordo com isso. Saiba como escolher finalizadores.

Pomadas e mousses texturizam e dão volume aos cabelos (Foto: Divulgação)

Finalizadores do tipo Leave-in

Finalizadores do tipo leave-in são aqueles cremes que se aplicam logo após a lavagem dos cabelos, para que estes sequem naturalmente. O creme ajuda a hidratar, definir cachos e controlar o efeito frizz e o volume. Com o leave-in, não é necessário usar secador, mas existem produtos que trazem outros componentes, permitindo usar uma fonte de calor, em seguida, sem queimar os cabelos. Estes trazem protetor térmico e, em alguns casos, também contêm substâncias reparadoras, que são ativadas pelo calor (creme termoativado).

Reparadores de pontas

São muito importantes por ajudarem a evitar o ressecamento das pontas dos cabelos. Em geral, são formulados à base de silicone ou óleo. Qualquer pessoa pode usá-los, mas os fios oleosos devem receber apenas uma mínima quantidade do produto, para que o problema não fique pior.

Leave-ins ajudam a definir cachos (Foto: Divulgação)

Texturizadores

Neste grupo, estão os sprays fixadores, as pomadas, as ceras, os pós e as mousses. Eles servem para dar volume a cabelos ralinhos e escorridos, destacar cortes de cabelos, definir mechas ou fixar penteados.

O pó finalizador deve ser aplicado na raiz dos fios, ajudando a dar volume ou fixar melhor um penteado. A mousse pode ser aplicada em todo o cabelo, desde que não haja exageros; caso contrário, os fios ficarão pesados. Serve, também, para dar volume e fixar. As ceras e pomadas são ótimas para definir cortes (como aqueles feitos em camadas) ou mechas e devem ser usadas em pouca quantidade, pois podem deixar o cabelo ensebado. O spray fixador é borrifado para fixar penteados.

Sprays ajudam a manter os penteados (Foto: Divulgação)

O gel também pode ser classificado por um texturizador, sendo conhecido como o finalizador mais antigo para este fim. Seu efeito é molhado e endurecedor. Em geral, é mais usado pelos homens.

Spray de brilho

Quando os cabelos ficam ressecados, tendem a ficar opacos, principalmente nas pontas. O spray de brilho cria uma camada lustrosa no fio, que reflete e luz e isso ajuda a disfarçar sua opacidade. Este finalizador pode ser usado nos cabelos soltos ou presos, com ou sem penteados especiais. Mas é preciso ter cautela com fios oleosos, que poderão ficar ainda piores. A recomendação é borrifá-lo a uma distância de 30 cm.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply