Filmes sobre índios

Desde o descobrimento do Brasil os índios fazem história. Sabemos que existem países que antes de serem colonizados eram povoados pelos índios. Algumas dessas…

Por Redacao em 20/04/2012

Tainá no primeiro filme (Foto: Divulgação)

Desde o descobrimento do Brasil os índios fazem história. Sabemos que existem países que antes de serem colonizados eram povoados pelos índios. Algumas dessas histórias verdadeiras, ou fictícias são retratadas nos cinema como por exemplo a história da Pocahontas. Sua história se tornou um clássico em desenho animado pela Disney em 1995, onde é retratado uma história de amor entre uma índia americana (Pocahontas) e o aventureiro inglês John Smith, divididos entre a guerra de seus povos.

Outro clássico do cinema brasileiro é Caramuru – A invenção do Brasil, rodado em 2001 conta a história de um triângulo amoroso. A história  se passa no século 16, e quando o “homem branco” chega ao Brasil fica encantado com a beleza de duas belas índias.

Pocahontas e John Smith no filme da Disney (Foto: Divulgação)

Outro filme que entra na lista de clássicos sobre índios, é Tainá (Eunice Baía). Uma emocionante aventura de uma pequena índia órfã que vive com seu avô, o velho sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro na Amazônia onde aprende tudo sobre a vida na floresta e lendas. Aos poucos Tainá vira uma guardiã da floresta, e com isso protege os animais dos ricos que correm com traficantes que invadem a floresta.

A pequena índia adota um pequeno macaco e o apelida de Catú, que passa a ser seu companheiro inseparável depois da morte de seu avô. Tigê (seu avô) a deixa protegida por um amuleto que ela sempre mantêm em seu pescoço, e segue na luta em defesa dos animais. Perseguida por traficantes, Tainá consegue ajuda de uma Bióloga e seu filho, um garoto mimado que aprende grandes lições com a pequena índia. O filme ainda teve mais duas sequências.

Cena do filme Xingu (Foto: Divulgação)

Para finalizar, recentemente foi lançado mais um filme sobre índios, e que ainda está em divulgação denominado Xingu. Dois irmãos, Orlando (Felipe Camargo) e Claudio (João Miguel) acompanhado de Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) resolvem mudar de vida trocando o conforto da cidade grande pela aventura da viver na floresta. Para isso, se alistam no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo.

Com enorme poder de persuação eles adquirem afinidade com os habitantes da floresta. Os três tornam-se referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando grandes experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

Top