Filho obcecado por ídolo famoso: como agir

A maioria dos pais não enxerga quando a mídia popular atua com poder transformador na vida dos seus filhos. E muitas vezes eles permanecem…

A maioria dos pais não enxerga quando a mídia popular atua com poder transformador na vida dos seus filhos. E muitas vezes eles permanecem obcecados com isso, até que seja muito tarde. Saiba mais sobre o assunto e veja como agir com filho obcecado por ídolo famoso.

Muitos adolescentes são obcecados pelos ídolos. (Foto: divulgação)

Perigo da obsessão pelos famosos

Uma pesquisa chamada “Teens & Celebrities Survey” feita pela USA Weekend Magazine com 17.000 estudantes da 6ª a 9ª série do ensino fundamental e ensino médio, mostrou que os adolescentes são mais vulneráveis quando se trata de influência das celebridades de Hollywood.

A pesquisa afirmou que esta geração de adolescentes não está satisfeita em somente olhar para os cartazes ou ficar lado a lado com suas estrelas preferidas, eles querem ser essas pessoas. O levantamento apontou ainda que os adolescentes querem olhar e agir como os famosos, levando-os a tomar medidas drásticas para serem assim.

Aproximadamente 60% dos adolescentes desejam ter uma tatoo ou piercin, porque uma celebridade possui. Além disso, 48% consomem bebidas alcoólicas, fumam cigarros, tomam medicamentos, pois seus ídolos jovens são assim.

As celebridades influenciam consideravelmente a classe jovem. Os psicólogos derem um nome para o que pode ser uma condição potencialmente patológica, sendo chamada de síndrome de adoração de celebridades.

A obsessão pelo ídolo pode ser prejudicial para o adolescente. (Foto: divulgação)

Como agir com filho obcecado por ídolo famoso

1. Os pais devem ter muita calma nesse momento e devem conversar com os filhos sobre o assunto, mostrando a ele o lado negativo dessa obsessão pelo ídolo.

2. Uma das primeiras coisas a serem feitas é procurar um psicólogo para avaliar o caso. A terapia pode ajudar o adolescente a controlar essa obsessão e até se livrar dela.

Leia Também:  Dicas para mulheres com gravidez de risco

3. Procure não proibir o adolescente de ver revistas, assistir o ídolo, porém, estabeleça limites para isso. Tudo deve ter horário e isso não deve atrapalhar as demais atividades diárias dele, como estudos e outros.

4. Incentive o adolescente a participar de outras atividades que mudem o pouco a atenção do mesmo em relação ao ídolo. Coloque-o para praticar um esporte, fazer uma atividade de laser aos finais de semana.

As tatuagens podem ser influencias dos ídolos. (Foto: divulgação)

Os adolescentes estão entre os fãs que fazem loucuras pelos seus ídolos. Muitos dos adolescentes são obcecados pelos ídolos, o que acaba sendo prejudicial para eles. Os pais devem agir com muito cuidado para ajudar os filhos a se livrarem desse problema. O ideal é procurar ajudar de um psicólogo para avaliar o caso.

Top