Filho com vergonha dos pais: o que fazer

Certo dia, você descobre que o seu filho tem vergonha de você porque o seu carro é mais velho, o seu emprego é mais…

Por Editorial MDT em 23/03/2012

O seu filho deve aprender a nunca sentir vergonha de você. (Foto: Divulgação)

Certo dia, você descobre que o seu filho tem vergonha de você porque o seu carro é mais velho, o seu emprego é mais humilde ou a sua idade é mais avançada que a dos amigos dele. Portanto, ele começa a te evitar, finge que não te conhece na rua ou simplesmente faz piadas de você para os seus amigos. Se você se encontra nessa situação, saiba o que fazer com o filho com vergonha dos pais.

Esses sinais geralmente surgem aos 8 ou 9 anos, quando a criança entra na pré-adolescência, fase em que é muito importante para a sua auto-afirmação. Com eles, o seu filho busca mostrar aos seus amigos que prefere ser como eles a ter pais como os que ele tem, ou seja, pobres e humildes. Esse sentimento fere muito os pais, que criam os seus filhos com todo o amor e carinho, batalhando duro todos os dias para darem o melhor para as suas crianças. Entretanto, elas não reconhecem essa luta e os maltratam com a pior das ações: a ignorância.

Filhos com vergonha dos pais causam muita dor. (Foto: Divulgação)

Porém, se o seu filho age dessa maneira, reponha as suas forças e esqueça-se das humilhações sofridas para conversar seriamente com ele. Diga-lhe que você aguenta essa situação somente por amá-lo demais e por não conseguir viver sem ele. Explique a ele que você e o seu marido têm trabalhos honestos e que trabalham de sol a sol para poder levar comida e dar uma boa educação para ele. Sendo assim, ele não tem o direito de tratá-los dessa forma, afinal, são os seus pais, ou seja, as pessoas que os colocaram no mundo.

Se ele rebater argumentando que os pais dos amigos dele moram em uma grande casa, que possuem um carro bonito e dão brinquedos maravilhosos para eles, responda-lhe que nem sempre o dinheiro pode comprar o que há de melhor no mundo: a felicidade. E desafie-o falando que, se ele não está feliz nessa família, que procure outra que o agrade mais.

Se o seu filho tem vergonha de você, converse seriamente com ele. (Foto: Divulgação)

Não existe pior sentimento que o da vergonha dos pais, pois eles devem ser respeitados acima de tudo, já que são pessoas sagradas. Portanto, se o seu filho tem essa atitude, ensine-os a respeitá-la, sendo muito honesta com ele.

Top