FIFA proíbe caxirola na Copa das Confederações

Nesta segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL) vetou a caxirola nos estádios durante a Copa das Confederações. O anúncio foi feito durante a…

Nesta segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL) vetou a caxirola nos estádios durante a Copa das Confederações. O anúncio foi feito durante a coletiva que apresentou o esquema operacional para a partida entre Brasil e Inglaterra, que acontecerá no próximo domingo.

Caxirola não fará parte das comemorações da Copa das Confederações. (Foto:Divulgação)

Entenda a proibição da caxirola

A Copa das Confederações, que tem início no dia 15 de junho, não poderá contar com a caxirola. Hilário Medeiros, diretor do COL, declarou: “Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito”.

Medeiros ainda revelou que a proibição dos instrumentos nas torcidas está sendo adotada nos jogos-testes, mas deve se estender para a Copa das Confederações. A FIFA apoiou a decisão do COL.

O Brasil está se preparando para os eventos esportivos. Confira as cidades sede da Copa das Confederações 2013.

Motivo do veto

Os torcedores usaram a caxirola de forma inadequada. (Foto:Divulgação)

Ao ser lançada no campeonato baiano deste ano, a caxirola foi usada de forma inadequada pelos torcedores. No jogo Bahia e Vitória, algumas pessoas que estavam nas arquibancadas começaram a lançar os instrumentos no campo.

Tudo indica que a caxirola também será proibida na Copa do Mundo 2014.

Sobre a caxirola

A caxirola foi criada pelo músico Carlinhos Brown, com o objetivo de ser uma espécie de ‘vuvuzela’ brasileira na Copa do Mundo 2014. O desenvolvimento do instrumento foi endossado pelo governo e se transformou em um projeto federal.

Para criar a caxirola, Carlinhos Brown se inspirou no caxixi, um tipo de chocalho feito de palha e sementes, normalmente tocado junto com o berimbau. O caxixi tem origem africana.

A fabricação e a distribuição do novo instrumento ficaram por conta da multinacional The Marketing Store. Cada peça é fabricada com plástico ecologicamente correto, ou seja, a base de cana-de-açúcar. O design da caxirola também ganhou um toque especial com as cores da bandeira do Brasil.

Carlinhos Brown se inspirou no caxixi para desenhar a caxirola. (Foto:Divulgação)

Muitos músicos acreditam que a caxirola não traz nenhuma vantagem com relação ao caxixi, pelo contrário. O instrumento de plástico que serviu de arma para os torcedores do Bahia tem som pior e é três vezes mais caro do que a versão artesanal.

Continuar Lendo  Esportes para praticar na praia: dicas

Naná Vasconcelos, considerado um dos melhores percussionistas do mundo, é contra a entrada da caxirola nos estádios brasileiros. Ele acredita que o instrumento é uma cópia de plástico do caxixi e não foi propriamente criado por Carlinhos Brown. Naná declarou que, como a peça é feita com um material mais duro, ela pode ser usada para machucar alguém.

Enquanto o caxixi pode ser encontrado nas lojas por R$10,00, a caxirola custa R$ 29,90. Estima-se que 100 milhões de unidades de caxirolas serão produzidas pela The Marketing Store.

A copa do mundo já está se aproximando. Veja como estão os estádios da Copa 2014.

Top