Fazer exatas e ter medo de cálculo, como resolver esse dilema

PUBLICIDADE

Quem deseja cursar ciências exatas sabe que alguns assuntos irão acompanhar os estudos durante a graduação, como é o caso de limites laterais, derivadas de funções, integral de superfície e outros conteúdos da disciplina de cálculo. No primeiro momento, isso pode causar insegurança e, até mesmo, dúvida se vale a pena seguir com os planos de se tornar um profissional da área. No entanto, não é preciso desespero. Com calma é planejamento, é possível obter bons resultados nos estudos.

A teoria da disciplina de cálculo é extensa: em limites, há o Teorema do Confronto; em derivadas, o Teorema do Valor Médio; em integrais, o Teorema de Stokes; dentre muitos outros. Mas apreender essas informações não são a maior dificuldade dos alunos de exatas.

Conforme o professor de cálculo, física e álgebra linear, Matheus Soares, um dos maiores problemas dos estudantes de cálculo é a dificuldade com a matemática básica, ensinada antes do ingresso no curso superior. “É muito comum o aluno entender os conceitos e os processos, mas na hora de usar a matemática básica não conseguir avançar.” Ele exemplifica que nos estudos sobre limites é importante saber trabalhar com produtos notáveis e polinômios.

PUBLICIDADE

Matheus pontua outros conteúdos da matemática básica usada com frequência na disciplina de Cálculo. “Frações parciais, cálculo de raízes, MMC (mínimo múltiplo comum), fatoração, funções”, enumera. “O cálculo é um estudo de funções”, define.

Para resolver a defasagem com a matemática básica, Matheus orienta o aluno a retomar esses estudos coordenadamente com o conteúdo da disciplina de cálculo. “Um erro que pode acontecer é tentar solucionar o problema lá de trás e se esquecer do aprendizado em sala de aula. Com isso, o aluno se distancia do que está sendo ensinado e cria uma lacuna maior com o cálculo.”

Cinco dicas para ir bem nos estudos. 

Não é preciso ter receio da disciplina de cálculo. Com algumas orientações na hora de estudar, o aluno pode otimizar a rotina e facilitar a forma de assimilar os conteúdos. O professor Matheus Soares dá cinco dicas para ajudar no dia a dia dos estudantes.

A primeira delas é reconhecer a dificuldade. “Se o aluno identifica que não conseguiu assimilar algum conteúdo, ele não deve deixar isso para depois. Tire dúvidas com o professor, pesquise em livros, mas não deixe passar”, recomenda.

Outra orientação é não se limitar a uma única fonte de informação. De acordo com Matheus, além do aprendizado em sala de aula, o aluno deve buscar diferentes livros, sites e canais no YouTube que possam ajudar na compreensão. “Outras pessoas terão outras formas de ensinar. Abrir o horizonte para novas fontes, ajuda bastante no aprendizado.”

É também nesse sentido que ele avalia a importância dos grupos de estudos para a troca de informação, pois um conteúdo que pode gerar maior dificuldade para um aluno, pode ser mais fácil para o outro. Participar desses grupos é outra dica para os estudantes de exatas.

PUBLICIDADE

Lembrando que a vida universitária é atribulada, o professor destaca a importância da organização dos estudos. “O aluno não fica só por conta da disciplina de cálculo, há outras matérias com provas, trabalhos. Muitos conciliam a faculdade com o emprego”, analisa. “É importante separar uma parte do dia para estudar. Coloque alguns horários na agenda para realizar determinadas tarefas como ler um conteúdo, fazer exercícios.”

Sendo falando em exercícios que ele encerra a lista de dicas. “Treinar é a melhor forma de aprender cálculo.”

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.