Fazer escova em cabelo com volume: dicas

Fazer uma escova perfeita, que dure por muito tempo, tirando o volume dos cabelos e evitando o frizz é o que toda mulher quer.…

Por Editorial MDT em 26/12/2012

Fazer uma escova perfeita, que dure por muito tempo, tirando o volume dos cabelos e evitando o frizz é o que toda mulher quer. Há quem esteja muito satisfeita com o tipo de madeixas que tem, mas a grande maioria das mulheres que têm cabelos volumosos dá preferência pelo seu alisamento, nem que este não seja permanente, feito através de procedimentos que duram, por meses. Uma escova já resolve o problema, principalmente quando aparece uma ocasião especial. Para isso, muitas recorrem aos salões de beleza. Contudo, nem sempre é possível investir no trabalho de um profissional. Às vezes, é necessário se virar, em casa. Por isso, selecionamos algumas dicas para fazer escova em cabelo com volume, de forma eficaz e duradoura.

Dá para tirar o volume e alisar os fios, em casa (Foto: Divulgação)

Produtos necessários

Uma escova bem feita exige alguns produtos especiais. Mas, não é preciso se preocupar. Não há nada tão complicado de se conseguir, na lista. Confira:

– prendedores (de preferência, as chamadas “piranhas”) que devem suportar a quantidade de cabelos, ou seja, para fios volumosos, é indicado possuir vários deles, em tamanho grande, que seja suficiente para segurar algumas mechas;

– um produto termoativado, que ajudará a alisar os fios, enquanto os protege contra o calor do secador. Tais produtos têm o seu efeito ativado, justamente, pelo calor;

– escova grande (caso os fios sejam compridos) ou pequena (para cabelos curtos), preferencialmente as que têm o miolo em metal, que ajudam a alisar os cabelos;

– pente de cerdas largas, de madeira;

– um finalizador, para evitar o frizz, como o silicone ou um sérum.

Um pente de madeira, com cerdas largas, também é importante (Foto: Divulgação)

Dicas para cabelo com volume

Após lavar os cabelos com shampoo e condicionador próprios para o tipo de madeixa, não é necessário secá-los, totalmente. Basta retirar o excesso de água, deixando-os úmidos. Em seguida, a dica é separá-los em mechas, para que a escova seja feita com mais facilidade. Quanto mais volume, mais mechas a serem presas. Separe uma mecha e aplique o produto termoativado, na extensão dos fios, excluindo a raiz. Enrole os cabelos na escova e vá descendo, lentamente, enquanto acompanha com o jato quente do secador. Deve-se fazer isso, no máximo, cinco vezes.

Com estas dicas, o volume não será mais um problema (Foto: Divulgação)

Após fazer isso em todas as mechas, a dica é jogar um jato de ar frio, nas madeixas. O choque térmico nos cabelos ajuda a evitar o efeito frizz. Em seguida, a dica é pentear os fios, com o pente de madeira. Isso ajudará a colocá-los no lugar, além de evitar, também, que arrepiem. Os cabelos volumosos precisam, ainda mais, de um finalizador. Portanto, para completar o processo, deve-se aplicar silicone ou qualquer outro produto semelhante, nas pontas dos cabelos, além de um pouquinho dele no comprimento. Não é permitido passar na raiz! Caso contrário, os cabelos ficarão oleosos.

Seguindo estas dicas (que, na realidade, valem para todos os tipos de cabelos), os fios volumosos serão domados, permanecendo comportados, durante muito tempo.

Veja quais os cortes indicados: Corte ideal para tirar volume dos cabelos

Os cabelos curtos também têm volume. Veja como domá-los: Como reduzir volume de cabelo curto

Top