Fatores de risco para osteoporose

Fatores de risco para osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta diversos indivíduos, inclusive as mulheres que estão na fase da menopausa. Ela é uma doença grave que…

Por Editorial MDT em 04/09/2013

A osteoporose é uma doença que afeta diversos indivíduos, inclusive as mulheres que estão na fase da menopausa. Ela é uma doença grave que pode ocasionar o aumento da incidência de fraturas ósseas. Conheça abaixo os fatores de risco para osteoporose.

A osteoporose é uma doença óssea que afeta uma grande parte da população. (Foto: divulgação)

Definição e osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea que ocasiona o aumento a incidência de fraturas. Ela é definida patologicamente como uma diminuição absoluta da quantidade de osso, deixando-os mais frágeis, podendo ocorrer as fraturas após pequenos traumas. A osteoporose é considerada um problema de saúde pública, estando diretamente relacionada com o envelhecimento.

Conhecendo sobre o desenvolvimento da osteoporose

Durante toda a vida, os indivíduos estão submetidos ao remodelamento ósseo. Esse constitui na retirada do osso para o sangue e com a consequente formação de um novo osso. Através desse processo, o tecido ósseo substitui as células velhas por novas e ainda armazena o cálcio nos ossos. Com o avançar da idade, a substituição das células vai diminuindo, até cessar, em torno dos 25 anos. É importante ressaltar que esse problema afeta com maior prevalência as mulheres, em especial as que estão na fase da menopausa.

É importante que os indivíduos com osteoporose busquem a orientação de um especialista para evitar a osteoporose. (Foto: divulgação)

Fatores de risco para a osteoporose

A massa óssea do adulto tem relação direta com o acúmulo de tecido ósseo ocorrido durante a fase de crescimento. De acordo com especialistas, o limite máximo de acúmulo ósseo ocorre até os 17 anos podendo, em casos raros pode estender-se até os 30 anos. São diversos os fatores que predispõe a indução da osteoporose, estando basicamente relacionados à perda excessiva ou à baixa produção. Entre os fatores de risco para osteoporose podemos citar:

  1. Genético
    1. Raça branca ou asiática;
    2. Historia familiar positiva;
    3. Baixa estatura;
    4. Massa muscular pouco desenvolvida.
    5. Estilo de vida
      1. Baixa ingestão de cpalcio;
      2. Sedentarismo;
      3. Exercícios em excesso;
      4. Pouca exposição solar;
      5. Ausência de gravidez;
      6. Tabagismo;
      7. Alcoolismo;
      8. Dieta vegetariana;
      9. Alta ingesta de proteínas;
      10. Alta ingesta de cafeína.
      11. Ginecológicos
      12. Menopausa precoce;
      13. Primeira menstruação tardia;
      14. Retirada cirúrgica de ovários sem reposição hormonal;
      15. Retirada parcial do útero.

        O tabagismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose. (Foto: divulgação)

A osteoporose é uma doença que afeta tanto homens, quanto mulheres e merece acompanhamento adequado. São diversos os fatores de risco envolvidos com a osteoporose, incluindo problemas genéticos, estilo de vida e problemas ginecológicos. Após conhecer um pouco mais sobre eles, é importante buscar a orientação de um especialista, de modo a iniciar o tratamento e evitar as consequências futuras.

Top