Farmácia Popular Lista de Medicamentos

Para quem ainda não conhece, a Farmácia Popular é um programa do governo federal do Brasil que teve seu desenvolvimento juntamente com as prefeituras municipais dos municípios do país, sendo a sua principal finalidade e objetivo garantir maior acesso da população as medicamentos considerados essenciais e com preços mais acessíveis. Desta forma, o programa federal possui uma rede de farmácias populares espalhadas por todo o Brasil, além de parcerias com farmácias e drogarias privadas, as quais fazem parte da rede ‘Aqui tem Farmácia Popular’. Apesar de sua missão, há controvérsias em relação às Farmácias Populares em todo o país, a começar pelo fato de que os medicamentos estão sendo vendidos enquanto a constituição brasileira informa que todo cidadão da rede pública pode obter o determinado medicamento de forma gratuita. Além disso, há relatos de que o programa está sendo executado apenas para cidadãos com convênios em farmácias da rede privada. Infelizmente este é um fator que está longe de ser resolvido, pois se trata do país chamado Brasil, mas para que você tenha um benefício em relação aos medicamentos e os garanta com menor preço, saiba que você pode se dirigir a uma Farmácia Popular.

A quantidade de medicamentos oferecidos e disponibilizados pela Farmácia Popular vem aumentando gradualmente, sendo que de acordo com uma nota publicada no site oficial do programa, o www.portal.saude.gov.br, atualmente são comercializados mais de 100 tipos de medicamentos das mais variadas classe terapêuticas, incluindo diabetes, hipertensão, asma, doença de Parkison, glaucoma, osteoporose, rinite e muitos outros. Além destes, também faz parte da lista dos medicamentos distribuídos pelas Farmácias Populares alguns anticoncepcionais, os quais estão relacionados com a campanha de planejamento familiar, que são vinculados durante o ano através do Ministério da Saúde para atendes as mulheres de baixa renda. Desta forma, para adquirir um determinado medicamento em qualquer unidade da Farmácia Popular do país é preciso que você vá munido (a) da receita médica assinada pelo profissional e com o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), assim caso o medicamento se encontre na lista do governo federal, você pode obter até 90% de desconto sobre o mesmo. Uma ótima economia não? As Farmácias Populares vieram verdadeiramente para ajudar os mais necessitados apesar de alguns problemas como já relatados, no entanto, ideal para pessoas de baixa renda que deixariam de comprar o remédio e consequentemente de se tratar.

Mas, quais são os medicamentos que fazem parte da lista do governo federal, ou melhor, das Farmácias Populares? Como já dito, são centenas de farmacos que compõem esta lista de medicamentos, sendo que para ter acesso a mesma, é preciso que você acesse a lista, ou melhor, as listas via online, onde há a lista de medicamentos comerciais e laboratoriais (informação sobre o nome comercial de cada medicamento e seu fabricante) e a lista de medicamentos e suas composições (localizar o medicamento através de sua composição e fórmula). Agora, se você deseja encontrar a unidade mais próxima da Farmácia Popular em sua cidade ou até mesmo estado, saiba que você pode encontrar a lista de todas as unidades no site oficial do programa do governo federal, onde as unidades estão distribuídas e localizadas por estado, assim basta selecionar o seu estado e consequentemente você terá acesso a lista de todas as cidades e bairros em que se encontram. Garanta o que é seu de direito, economize dinheiro e mantenha a sua saúde em dia. Cuide-se sempre, e melhor, sem gasta muito.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply