quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 12:08:06
MundodasTribos

A fachada é responsável por causar a primeira impressão sobre a casa. Se ela se encontra deteriorada ou inacabada, sugere que a decoração interna também segue a mesma linha. Para favorecer o bem-estar e causar admiração, a fachada precisa ser conservada e planejada de forma charmosa.

Casa acolhedora com estilo europeu. (Foto:Divulgação)

Quem mora numa casa antiga costuma sentir dificuldades para transformar totalmente a fachada. A melhor maneira de deixar a frente da casa mais bonita é preservar os detalhes arquitetônicos originais na reforma. Muitas vezes uma arquitetura antiga é mais bonita e sofisticada do que uma atual.

Saiba mais: Fotos de casas antigas de fazenda

O que este artigo aborda:

Casas antigas: fachadas que contam histórias

As casas antigas encantam a todos com suas fachadas. Elas são capazes de refletir os traços arquitetônicos de diferentes épocas, além do que também preservam o contexto histórico de um bairro ou cidade.

A fachada antiga, quando preservada ou reformada, deixa a casa com um visual mais sofisticado e elegante. Pelo mundo afora é possível encontrar diferentes construções de época, como aquelas que exploram o estilo colonial e abusam de fachadas coloridas. Os imóveis de madeira ou com arquitetura vitoriana também são comuns em algumas cidades.

As fachadas antigas também podem ser coloridas. (Foto:Divulgação)

Diferente das construções contemporâneas, que defendem uma proposta mais minimalista, as fachadas antigas adotam traços rebuscados e repletos de detalhes. Quando um bairro apresenta muitas casas antigas lado a lado, ele também adquire uma identidade visual que vence o limite do tempo.

Reforma da fachada antiga

Ao planejar a reforma da fachada antiga, é importante considerar diferentes fatores para não fazer mudanças muito agressivas na estrutura. Os moradores podem até deixar a frente da casa com ares mais modernos, mas a remodelação deve ser feita com muito cuidado.

Considere as seguintes orientações antes de reformar uma fachada antiga:

– Contrate mão de obra qualificada para o serviço;

– O passar do tempo costuma comprometer a construção, por isso uma reforma pode ser útil para fazer reparos na fachada e torná-la mais resistente;

A reforma pode resgatar a beleza de uma fachada antiga. (Foto:Divulgação)

– É importante que exista a valorização arquitetônica na hora de desenvolver o projeto;

– Mudar a cor ou até mesmo acrescentar novos materiais na fachada são opções interessantes;

– Antes de qualquer mudança, o profissional responsável pela reforma precisa verificar se a estrutura da casa comporta. Existem construções com mais de um século de história e que não podem ser alteradas agressivamente.

Veja também: Jardins de fachada

Fotos de fachadas de casas antigas

Veja a seguir uma seleção de fachadas de casas antigas:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Como acabar com o mau cheiro dos pés

Como acabar com o mau cheiro dos pés

Câncer: Previna-se

Câncer: Previna-se

Decoração de Área de Lazer Pequena

Decoração de Área de Lazer Pequena

Conheça os benefícios da Yoga

Conheça os benefícios da Yoga

Sopa de cebola com pão de queijo

Sopa de cebola com pão de queijo

Mamão e Aveia: Combinação Saudável

Mamão e Aveia: Combinação Saudável