EUA espionou a Petrobrás: saiba mais

EUA espionou a Petrobrás: saiba mais

Élida Santos 28/04/2016 Notícias

Documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que acabaram vazando, apontam que a Petrobras também foi espionada, a exemplo da presidente do Brasil Dilma Rousseff. A quarta maior petroleira do mundo, despertou interesse norte-americano, como aponta a investigação.

Dilma também foi espionada (Foto: Divulgação)

A espionagem usou informações da rede privada de computadores da estatal brasileira, que foi invadida pela NSA. A agência acaba se contradizendo, pois disse a publicação “The Washington Post”, que não faz espionagem econômica de nenhum tipo, incluindo o cibernético.

Edward Snowden delatou espionagem contra a Petrobrás

As informações sobre a Petrobrás e a espionagem foram delatadas por meio de documentos vazados por Edward Snowden, analista de inteligência contratado pela NSA, que divulgou muitos outros registros da agência tidos como confidenciais.

O jornalista Glenn Greenwald foi quem recebeu os papéis das mãos de Snowden. A Petrobras não comentou o caso de espionagem e a NSA nega espionagem para roubar segredos de companhias estrangeiras.

A Petrobras está entre as empresas espionadas pela NSA (Foto: Divulgação)

Espionagem contra Petrobras aconteceu em 2012

O documento que aponta espionagem contra a Petrobras é datado para 2012. Esse levantamento de informações da empresa brasileira recebeu a classificação de “ultrassecreta” e serviu para ensinar novos agentes a espionar redes privadas de computador. O nome da Petrobras, a maior empresa do Brasil, aparece logo no começo do documento.

Não sabe-se a profundidade dessa espionagem e muito menos se a agência americana conseguiu acessar o conteúdo geral dos computadores da companhia. A única coisa que ficou clara é que a empresa foi alvo de espionagem, mas não ficou claro como essas informações foram usadas pela NSA e nem o que foi captado pela agência.

Além da Petrobras, estão listados nesses documentos de espionagem como alvos da NSA o Google, o provedor de e-mails e serviços de internet da companhia. A organização, que já foi apontada como colaboradora da NSA norte-americana, agora foi taxada como vítima.

As redes privadas do Ministério das Relações Exteriores da França e da Swift (Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais, na tradução do inglês), cooperativa que reúne mais de 10 mil bancos de 220 países, também foram espionadas.

 

Outros artigos

Seis dicas para trabalhar melhor em casa

20/12/2011

Seis dicas para trabalhar melhor em casa

[caption id="attachment_358092" align="aligncenter" width="630" caption="Imagem: (Foto Divulgação)"][/caption] Trabalhar em casa, além de originar uma qualidade de ...

Senai cursos gratuitos online 2017

04/01/2017

Senai cursos gratuitos online 2017

Estão abertas as inscrições para a nova oferta Senai cursos gratuitos online 2017, que traz diversas opções de qualificação para pessoas de todas as regiões do Brasi...

Primeiro Trabalho | Programa Governo de SP

19/03/2010

Primeiro Trabalho | Programa Governo de SP

O governo está investindo bastante na educação dos jovens e também está possibilitando que eles encontrem o seu primeiro emprego disponibilizando programas em qu...