segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 13:51:42
MundodasTribos

A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos foi acusada de espionagem ilegal em vários países, inclusive no Brasil. Documentos apontam que a presidente Dilma Rousseff é um dos alvos de espionagem da NSA. Além da presidente seus principais assessores foram espionados. O presidente do mexicano, Enrique Peña Nieto, também teve a vida vasculha pela NSA, de acordo com o material de investigação divulgado.

Dilma deverá tratar sobre o assunto com o presidente dos EUA (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Edward Snowden foi quem denunciou espionagem envolvendo o Brasil

Edward Snowden, ex-analista da NSA, que hoje é considerado inimigo público dos Estados Unidos, foi quem  divulgou o sistema de espionagem americano para o mundo, incluindo os dados que apontam Dilma como alvo.

No documento datado como sendo de junho de 2012, são dois alvos: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O Governo brasileiro não gostou nada de saber sobre a espionagem (Foto: Divulgação)

Como foi feita a espionagem de Dilma Rousseff

Eles selecionam o alvo e monitoram os números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador).  A investigação da presidente Dilma teve como objetivo o chamado “Goal”, que pode ser traduzido como uma fonte de dados para “melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores”.

Eles tiveram acesso a tudo o que Dilma e seus assessores faziam na internet por meio do programa chamado de “DNI selectors”. Mas Dilma não foi a única que caiu na espionagem da NSA. Os Estados Unidos chegou a interceptar e-mails de milhares de brasileiros, além de ligações telefônicas e mensagens de texto.

 

O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, chegou a negar que e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros estivessem sendo espionados. Admitiu somente que eram acessados os chamados metadados (o total de conexões, que passavam pelo Brasil). Não sabe-se se a NSA usou espiões em solo brasileiro para interceptar a comunicação da Dilma e de tantos outros cidadãos do país.

 

O conteúdo "Espionagem dos Estados Unidos contra Dilma Rousseff: entenda o caso" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Clube Urbano Guarulhos Compras Coletivas

Clube Urbano Guarulhos Compras Coletivas

Lavadora Cônsul Jasmim Preço, Onde Comprar

Lavadora Cônsul Jasmim Preço, Onde Comprar

Impressoras com Scanner, Modelos, Preços

Impressoras com Scanner, Modelos, Preços

Google recebe cerca de um milhão de currículos por ano

Google recebe cerca de um milhão de currículos por ano

Lista de selecionados no Prouni na primeira chamada

Lista de selecionados no Prouni na primeira chamada

Outdoor Digital Preços, Onde Fazer

Outdoor Digital Preços, Onde Fazer