Estudar inglês para concurso: dicas

Estudar inglês para concurso: dicas

Alguns concursos também exigem dos candidatos conhecimentos em língua inglesa. Entretanto, se você não se sente muito seguro na área, saiba que existem dicas…

Por Paulo Lima em 16/04/2013

Alguns concursos também exigem dos candidatos conhecimentos em língua inglesa. Entretanto, se você não se sente muito seguro na área, saiba que existem dicas que podem ajudá-lo a ter um rendimento melhor em questões desse tipo.

De acordo com os especialistas, não é necessário ter um nível elevado de conhecimento no idioma para alcançar bons resultados. Com algumas orientações, eles afirmam que é possível obter um desempenho satisfatório no exame mesmo com um nível de inglês intermediário.

Confira: Dicas para estudar inglês.

Estudar inglês para concursos

Saiba que mesmo tendo um nível intermediário em inglês você pode obter bons resultados em concursos. (Foto: Divulgação).

A primeira dica é, de fato, estudar inglês para concurso público. Existe uma diferença grande em estudar inglês para se comunicar e estudar para participar de processos seletivos. A pessoa mais focada em adquirir fluência para uma viagem, por exemplo, deve praticar listining, speking, reading & writing (audição, fala, leitura e escrita).

Já o candidato que está se preparando para provas de inglês em concurso deve se concentrar, basicamente, na leitura, já que a maioria dos exames exige apenas interpretação de textos e a parte gramatical. São raras as exceções em que os participantes são submetidos à prova oral.

Quem está se preparando para concursos deve focar mais em questões gramaticais e de interpretação. (Foto: Divulgação).

Os especialistas lembram que mesmo quem não tem um nível muito bom em inglês pode estudar este tipo de conteúdo sozinho. Para isso, o candidato precisa ter em mãos um material de leitura apropriado para a característica do concurso que vai fazer e deve ser bastante disciplinado.

Entre os conteúdos básicos que mais aparecem neste tipo de exame, estão palavras funcionais e de conteúdo (function words and content words), verbos regulares e irregulares (regular and irregular verbs), verdadeiros e falsos cognatos (true and false cognates), palavras marcadoras do discurso (discourse markers), tempos verbais (verb tenses), verbos modais (modal verbs), afixos (affixes) e expressões idiomáticas (collocation/idioms).

Veja 10 dicas para estudar para concurso público.

Dicas para provas de inglês em concurso

Também existem dicas que podem ajudá-lo a ter um melhor rendimento na hora do exame. (Foto: Divulgação).

Também existem dicas que podem ajudá-lo no momento do exame. São orientações capazes de trazer mais facilidade na hora de você responder algumas questões e que, portanto, podem aumentar as suas chances de sucessos.

Procure, por exemplo, localizar relações entre perguntas e alternativas. Há situações em que as próprias alternativas indicam a resposta correta, por isso, leia todas antes de marcar a alternativa que acha correta.

Ainda há casos em que nem é necessário ler o texto de apoio para responder a pergunta. A própria maneira como a questão é elaborada já traz parte da solução em si. Assim, você tem menos chances de se confundir e pode ganhar muito mais tempo.

Top