Estresse: Como Age no Cérebro?

  De modo geral, quase todas as pessoas sabem que o estresse pode ser ocasionado por vários fatores sociais e ambientais, de acordo com o procedimento…

 

De modo geral, quase todas as pessoas sabem que o estresse pode ser ocasionado por vários fatores sociais e ambientais, de acordo com o procedimento de vida de cada um.

O stress não é uma doença, é o estado do organismo quando submetido à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas. Em excesso, isso pode prejudicar o organismo.

O estresse é um dos grandes problemas enfrentados pela atual sociedade. Ele pode ser provocado por uma série de fatores, o que inclui: excesso de trabalho, má alimentação, poucas horas de repouso, dentre ouros.

O cérebro produz uma família de substâncias conhecidas como opiáceos, reponsável pela sensação de bem-estar, e serotinima, que faz o corpo relaxar. Submetido ao stress, o cérebro diminui a produção das duas. Como isso, a pessoa torna-se irritável e, às vezes, insone

Ao se manifestar, o estresse deixa o indivíduo em estágio. Dessa forma, é importante destacar que o estresse passa por estágios, e o cérebro manifesta essa ocorrência na fase em que o indivíduo está em alerta.

Ao ficar em alerta, o cérebro passa a receber doses maiores de propriedades químicas exitatórias, que são: noradrenalina, dopamina e serotonina.

Assim os pensamentos e reflexos ficam aguçados e os olhos (pupilas) se dilatam para maior percepção visual.

Porém, se ocorrer em estágio de um alerta crônico, a situação avança e é liberado o cortisol, hormônio característico do estresse, aumentando os batimentos cardíacos e o funcionamento dos pulmões. A produção excessiva pode gerar problemas no hipocampo, prejudicando o raciocínio.

Sabendo disso, a pessoa deve buscar uma vida com momentos de descanso e equilíbrio entre as obrigações e o lazer. Não deixe sua vida virar um sedentarismo, isso pode ser muito perigoso para você e sua saúde.

Leia Também:  Cuidados com a pele na gravidez

Equilibre a vida da forma correta, trabalho, família, lazer e outros prazeres. Isso vai ajudar a manter o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo e mente.

Top