Estampas na decoração – dicas, fotos

As pessoas que desejam inovar na decoração da casa devem investir na ousadia das estampas. A proposta busca fazer as combinações perfeitas, com o…

Por Isabella Moretti em 26/12/2011

Roupa de cama xadrez decora a cama de casal

As pessoas que desejam inovar na decoração da casa devem investir na ousadia das estampas. A proposta busca fazer as combinações perfeitas, com o equilíbrio entre as cores e padronagens. Todo cuidado é pouco ao trabalhar com estampas, afinal, qualquer erro pode tornar o espaço decorado cansativo e até mesmo cafona.

As estampas são inseridas no ambiente de diferentes formas, como através dos móveis, paredes e acessórios. As ideias para decorar possuem charme e procuram colocar a estampa em evidência dentro de cada ambiente. Os moradores podem se sentir a vontade para brincar com as cores e desenhos nos cômodos e fazer combinações incríveis.

Há vários tipos de estampas que podem ser usadas na hora de decorar a casa, tais como as listras, o xadrez, as bolinhas, os florais, os animais, os geométricos e os desenhos étnicos. As combinações de cores para estampar se distinguem de uma padronagem para outra, mas sempre com mais de um tom para apresentar um efeito estético diferenciado.

Dicas para usar estampas na decoração

Use mais de uma padronagem, mas respeite as cores

1. Procure valorizar o contraste ao máximo, para colocar as estampas em evidência. Por exemplo, um sofá neutro pode ser decorado com almofadas estampadas e valorizar o móvel que aparece como ponto focal da sala de estar.

2. Ao adicionar duas estampas com motivos diferentes no mesmo ambiente, procure manter pelo menos um padrão de cores.

3. Espaços pequenos não podem ser sobrecarregados com estampas, isto porque o efeito causa a impressão do ambiente ser ainda menor do que ele é.

4. A estampa deve satisfazer as preferências do morador, reforçar o estilo da decoração e manter o equilíbrio com os demais elementos.

5. Em locais modernos é possível fazer apostas mais ousadas na hora de inserir estampas, trazendo à tona a perspectiva contemporânea.

6. Caso as estampas sejam adicionadas no espaço através do papel de parede, prefira móveis neutros e lisos. Se a mobília for estampada, o espaço vertical pode ser decorado com um acabamento em desenhos e cores.

7. Cuidado com o excesso de cores trabalhadas num mesmo ambiente e combine no máximo três tons diferentes.

8. Busque sempre a simplicidade na decoração, afinal, ela é a chave para obter ambientes sofisticados e confortáveis. Desta forma, só trabalhe com mais de um tipo de estampa se souber fazer as combinações adequadamente.

9. Exclua as estampas Toile de Jouy e motivos tropicais da sua lista de opções, porque estão fora de moda.

10. Listras e flores são motivos que combinam e não prejudicam a harmonia da decoração.

11. Procure misturar estampas de tamanhos aproximados para manter o equilíbrio.

Fotos de estampas na decoração

Top