Escolhas do nome do mascote da copa 2014 – Tatu bola

Para quem já está no clima da Copa 2014, aí vem mais uma ocasião importante para o evento: as três opções de nomes para…

Para quem já está no clima da Copa 2014, aí vem mais uma ocasião importante para o evento: as três opções de nomes para o mascote do mundial foram apresentadas ao público na noite de domingo, no Fantástico. O Tatu-bola, decidido como símbolo da copa no Brasil poderá se chamar Amijubi, Fuleco ou Zuzeco, de acordo com as opções apresentadas pela Fifa.

O nome do mascote será decidido através de eleição popular realizada na internet. (Imagem: Divulgação)

O nome do mascote será decidido por votação popular e já está disponível pelo endereço http://mascot.fifa.com/ . O resultado será divulgado no dia 25 de novembro, no Fantástico.

Veja também: Tatu-bola será o mascote da Copa do Mundo 2014

Significado dos nomes para o mascote da Copa 2014

Cada opção de nome foi formada por uma junção de palavras com significados que pode ser um fator importante para a decisão. Confira:

Amijube é a junção das palavras “amizade” e “júbilo”, que refletem a personalidade do brasileiro. Também remete ao tupi-guarani, onde a palavra “juba” significa amarelo, que nada mais é que a cor predominante do Tatu-bola.

Fuleco é a junção entre “futebol” e “ecologia”, cogitado como opção devido às características marcantes do Brasil e também por incentivar o público a tomar maiores cuidados com a natureza.

Zuzeco é a mistura das palavras “azul” e “ecologia”, na qual a cor ressalta a além das cores dos mares e rios brasileiros, também é a cor da carapaça do mascote escolhido pela Fifa. Já a palavra “ecologia” é justificada também pelo fato de a espécie do mascote ser vulnerável a ação dos homens em seu habitat natural, incentivando portanto a conscientização.

Veja também: Nome da bola da Copa do Mundo de 2014

Sobre o mascote tatu-bola da Copa 2014

Tatu Bola - Representante da copa 2014 no Brasil (Fotos: Divulgação)

O mascote foi apresentado no dia 6 de setembro, quando também foi feito o registro de seu desenho junto a OHIM (Agência de Harmonização do Mercado Interno), que é a responsável por marcas e patentes da Europa. O mascote foi registrado em preto-e-branco, fazendo com que o desenho não possa ser usado por outra pessoa sem autorização em quaquer outra cor.

O desenho do mascote foi registrado sem cores para evitar a possibilidade de uso não autorizado da marca (Imagem: Divulgação)

A ideia do Tatu-Bola como mascote representante do país na Copa 2014 foi sugerida pela Associação Caatinga, sob argumento de que, além do formato que o animal assume quando está sob ameaça e de ser uma espécie existente apenas no Brasil.

O mascote foi escolhido após concorrer com as opções de onça, arara e jacaré.





Este artigo possui 37 comentários

  1. ariane elen
    Publicado em 13/11/2012 às 8:23 PM [+]

    Esse e o nome TUTU AMIGO ………… nois pela copa de 2014

  2. alexandro aparecido de castro
    Publicado em 14/11/2012 às 4:30 PM [+]

    Eu axo que o nome deveria se chamar péleco uma omenagem a o noso atreta do ceculo. O PELÉ.. MAIS ZA QUE TEM QUE SER UMA DÉSSAS OPINIAÓ EU FICO COM FULECO.

  3. ELOIZA
    Publicado em 20/11/2012 às 4:36 PM [+]

    adoro o fuleco e é esse que eu escolho!!!!!!

  4. sannara leticia
    Publicado em 23/11/2012 às 2:28 PM [+]

    eu escolho fuleco ok

  5. Graça Lopes
    Publicado em 26/11/2012 às 12:31 PM [+]

    fuleco, expressa mto bem a ocasião p/ a população brasileira, tá fu……

  6. rauan
    Publicado em 19/03/2013 às 12:58 PM [+]

    copa do mundo

  7. fernanda
    Publicado em 14/05/2013 às 9:02 PM [+]

    eu adoro o tatu bola eu fiz mais de 20 de senhos dele por que eu adoro ele


Top