Entenda porque o mau humor engorda

Entenda porque o mau humor engorda, afeta a saúde e compromete a sensação de bem estar. Pesquisadores descobriram que uma pessoa mal humorada tende…

Por Isabella Moretti em 21/08/2014

Entenda porque o mau humor engorda, afeta a saúde e compromete a sensação de bem estar. Pesquisadores descobriram que uma pessoa mal humorada tende a selecionar alimentos levando em conta apenas o prazer imediato, preferindo assim os itens mais calóricos.

Entenda porque o mau humor engorda. (Foto:Divulgação)

Existem alimentos que favorecem o humor, como é o caso do chocolate, que possui substâncias capazes de aumentar o estado de felicidade natural. No entanto, recentemente os cientistas fizeram uma constatação inversa. Eles descobriram que o mau humor influencia na alimentação.

Entenda porque o mau humor engorda

Para que você entenda porque o mau humor engorda, confira detalhes sobre a pesquisa norte-americana:

Um estudo, realizado pela Cornel University, nos Estados Unidos, descobriu que o humor afeta a dieta das pessoas. Depois de observar os hábitos dos participantes, os cientistas chegaram à conclusão que os mal-humorados preferem comer fast food a qualquer outro prato saudável. Isso mesmo, quem sofre de mau humor costuma comer mais batatinha frita, hambúrguer, pizza, refrigerante, entre outros alimentos que pesam (e muito) na balança.

O mau humor faz a pessoa buscar prazer imediato na comida. (Foto: Divulgação)

Durante a pesquisa, os estudiosos também fizeram uma constatação interessante: as pessoas com bom humor, que são otimistas e sempre de bem com a vida, preferem comidas saudáveis.

O mau humor causa ganho de peso porque o indivíduo está preocupado apenas com o prazer imediato. Ele deposita todo o seu estresse, raiva, desconforto e irritação na dieta. O seu objetivo não é valorizar os valores nutricionais, mas sim as qualidades sensoriais. Já a pessoa bem-humorada tem condições de identificar os benefícios dos alimentos e consegue controlar melhor os impulsos da gula, já que está preocupada com a sua saúde no futuro.

Em outras palavras, as emoções afetam o paladar e influenciam diretamente o cardápio. Se uma pessoa está triste e descontente, ela vai buscar prazer nas comidas saborosas e que, consequentemente, são mais calóricas.

O apetite por fast food aumenta. (Foto: Divulgação)

Outros males do mau humor

Além de engordar, o mau humor também afeta a saúde, a vida pessoal e até mesmo a carreira. Confira a seguir alguns males:

– Causa tensão muscular;

– Resulta em falhas na memória;

– Aumenta a frequência de dores de cabeça;

– Aumenta a pressão arterial;

– Pode se anteceder uma depressão;

– Intensifica os conflitos familiares;

– Causa isolamento social;

– Reduz a produtividade no trabalho;

– Dificulta o relacionamento com as outras pessoas;

– Aumenta as chances de dependência de álcool, cigarro ou drogas;

Veja também: Alimentos que acabam com o mau humor

Como evitar o mau humor?

Você quer prevenir o mau humor na sua vida? Então siga as dicas abaixo:

– Procure dormir bem e em um lugar silencioso para conseguir relaxar de verdade.

– Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos uma caminhada de meia hora por dia.

– Saia com os seus amigos e dê muitas risadas.

– Mantenha um relacionamento amoroso.

– Tenha um animal de estimação.

Entenda porque o mau humor engorda e adote medidas para se tornar uma pessoa de bem com a vida.

Top