Relacionamento aberto: pode dar certo?

Relacionamento aberto: pode dar certo?

Atualmente é muito comum encontrarmos pessoas que namoram ou são casadas e ainda mantém relacionamentos com outras pessoas. Esse tipo de relação é conhecida como…

Por Editorial MDT em 24/08/2012

Atualmente é muito comum encontrarmos pessoas que namoram ou são casadas e ainda mantém relacionamentos com outras pessoas. Esse tipo de relação é conhecida como aberta. Mais será que isso pode dar certo? Saiba mais sobre o assunto e confira algumas regras indispensáveis para manter um relacionamento aberto.

No relacionamento aberto o lema é lealdade e não fidelidade. (Foto: divulgação)

O que é relacionamento aberto

O relacionamento aberto é um tipo de relação estável, onde o casal tem liberdade para ter outras relações extraconjugais. Para alguns casais, essa forma de se relacionar é natural e totalmente aceitável, apesar de envolver terceiros.

O que a maioria desses casais preza é a lealdade e não a fidelidade, que são comportamentos bem diferentes. Trata-se de uma questão de sinceridade, transparência e exposição da situação.

Existem diversas formas de se relacionar abertamente. Alguns casais preferem entrar em um acordo, onde os relacionamentos extras devem ser discutidos, porém sem cobranças. Já outros preferem não ficar por dentro dos detalhes dos romances do parceiro. Existem ainda várias situações nessa relação, afinal é um relacionamento aberto.

Veja também como salvar um relacionamento em crise

 Relacionamento aberto pode dar certo

Apesar de parecer para muitas pessoas uma situação totalmente inaceitável, o relacionamento aberto pode sim dar certo. Para que essa relação funcione, o casal deve entrar em um acordo mútuo, onde ambos sejam beneficiados.

As cobranças, desconfianças, fidelidade e outros princípios não fazem parte dessa relação. Portanto, para dar início a esse tipo de relacionamento, é preciso analisar a situação e entrar em um acordo com o parceiro.

O relacionamento pode dar certo desde que exista concordância entre o casal. (Foto: divulgação)

Regras para manter um relacionamento aberto

1. Não ter segredos: para manter uma relação aberta o mais indicado é manter o parceiro informado sobre as situações em que você está envolvido, a não ser que ele não queira.

2. Estabilidade: antes de buscar novos parceiros, o ideal é fortalecer o relacionamento atual.

3. Amor transparente: é importante deixar claro para seu parceiro que você o ama e que ele é a pessoa mais importante para você.

4. Cuide-se: a sua saúde é muito importante, se tiver vários parceiros previna-se de doenças usando sempre camisinha. Dessa forma você cuida também da saúde do seu parceiro.

5. Programe-se: não deixe que a relação aberta acabe com seu relacionamento, portanto programe-se também para ter tempo com seu namorado.

6. Regras: os limites devem ser criados em pleno acordo entre o casal. Portanto, é necessário ter certeza do que cada um quer e que as regras suprirão essas necessidades.

O ciúmes é algo que não pode estar presente nos relacionamentos abertos. (Foto: divulgação)

Veja também famosos que vivem casamento aberto

O relacionamento aberto está cada dia mais comum na vida dos casais. Essa relação pode dar certo desde que o casal entre em um acordo mútuo e tenha os mesmos pensamentos e desejos. Portanto, é necessário pensar muito e conversar com o parceiro para estabelecer regras nesse tipo de relação.

Top