Você está em: MundoDasTribos > Notícias> Entenda os significados dos símbolos maçônicos

Entenda os significados dos símbolos maçônicos

Por Isah

Entenda os significados dos símbolos maçônicos, quais são os princípios da seita e como funcionam os encontros dos maçons Esta sociedade secreta desperta a curiosidade de muitas pessoas por causa dos seus mistérios e segredos.

Entenda os significados dos símbolos maçônicos. (Foto: Divulgação)

Seita Maçonaria

A seita é totalmente reservada e não comenta sobre as suas ações ou rituais, daí surgiram os segredos da Maçonaria. Por causa desta discrição, muitas pessoas associam os maçons ao satanismo, mas está relação não tem qualquer sentido. Na verdade, essa sociedade se compromete com a liberdade, fraternidade e a igualdade entre os seres humanos, tendo como princípios a tolerância, a filantropia e a justiça.

Estima-se que, no mundo, há seis milhões de maçons. A maioria (3,2 milhões) vive nos Estados Unidos. Também há uma quantidade significativa de membros no Reino Unido (1,2 milhões).  No Brasil, há aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

Várias personalidades que marcaram a história foram maçons, como Voltaire, Mozart, Goethe, George Washington, Castro Alves, Tiradentes e D. Pedro I.

Compasso e esquadro. (Foto: Divulgação)

O que é Maçonaria?

A maçonaria existe há milhares de anos, mas por muito tempo ela foi mantida em segredo. Os membros dessa sociedade acreditam que os homens precisam prezar pelos bons costumes, não fazendo distinção por raça, religião ou posição social. Eles também buscam contínuo aperfeiçoamento intelectual. Para fazer parte da maçonaria, o candidato deve ter espírito filantrópico e buscar a perfeição.

A origem da maçonaria é controvérsia, afinal, muitas pessoas acham que a sociedade foi fundada no Egito, enquanto outros defendem a ideia de que tudo começou na Grécia Antiga. Muitos pesquisadores acreditam que os primeiros maçons foram os construtores de catedrais. O termo maçonaria vem do francês e significa construção. Maçom, por sua vez, equivale a pedreiro.

 

Os maçons tem suas regras para encontros fechados (Foto: Divulgação)

Como funciona a Maçonaria?

Os maçons se encontram em locais específicos, que são chamados de lojas. Os membros se tratam como irmãos e constituem uma grande família.  Os maçons se reúnem para trabalhar e evoluir os seus graus. Cada loja maçônica é composta por Venerável Mestre, 1° Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Mestre de Cerimônias, Tesoureiro e Guarda do Templo.

A maçonaria sociedade secreta pode ser definida sob três aspectos: a instrução moral, física e intelectual. A moral diz respeito à espiritualidade; a física envolve o conhecimento completo da Natureza e a intelectual tem caráter místico.

Os ensinamentos maçônicos buscam sempre nos lembrar dos três deveres fundamentais do ser humano, ou seja, os deveres para com as pessoas, a humanidade e Deus.

Com as pessoas

No que diz respeito à relação com os outros, os maçons procuram estabelecer a mais perfeita conexão entre a personalidade e a individualidade, entre o corpo e a alma, procurando o aperfeiçoamento do ser.

Com a humanidade

Para com a humanidade, que inclui a família, a pátria e o universo, o maçom busca reconhecer em cada ser vivo a mesma expressão vital que sente em si mesmo. Este reconhecimento gera amor à vida.

Com Deus

Para os maçons, Deus não é uma figura abstrata, mas pode ser reconhecido em cada ser vivo ou manifestação da mente humana.

A iniciação na Maçonaria é ritualística. Para se tornar um membro, não basta a autoproclamação, é necessário receber um convite e depois ser iniciado na loja por outro maçom.

Os maçons usam uma espécie de avental. (Foto: Divulgação)

Entenda os significados dos símbolos maçônicos

A sociedade secreta Maçonaria tem um profundo conteúdo simbólico. Entenda os significados dos símbolos maçônicos:

Estrela de Cinco Pontas: representa a perfeição e a representação da vida a partir de cinco aspectos: físico, mental, espiritual, emocional e intuitivo.

Acácia: representa a inocência.

Avental: garante o direito de entrar numa parte reservada do templo.

Bode: serve para expurgar o mal.

Colunas: símbolo dos limites, do passivo e do ativo, da reflexão interior.

Compasso: indica a busca pela perfeição.

Delta: tríplice força.

Malhete: pequeno martelo usado para descascar a pedra bruta e deixá-la polida.

Esquadro: retidão e justiça.

Pedra Bruta: Personalidade que precisa ser lapidada através da disciplina e do estudo.

Letra G: simboliza a glória, o grande arquiteto, Deus.

Agora que já entendeu os significados dos símbolos maçônicos  tire as suas próprias conclusões a respeito desta sociedade misteriosa.

 

Recomendado para você
Notícias

Wise Up Online

Notícias

Brasilcard Saldo

Notícias

Emprega Campinas

Notícias

Site Dia a Dia Educação – www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *