Entenda como funcionam as experiências de quase morte

As experiências de quase morte (EQM) são relatadas por gente do mundo inteiro. Saiba o que são e o que a ciência está fazendo para compreendê-la. […]

Sensação de liberdade e paz; lugares lindos, luz no final do túnel. Esses são alguns relatos de quem já passou por Experiências de Quase Morte, mais conhecidas como EQM. Geralmente, elas acontecem com pessoas que sofreram algum trauma profundo e estiveram na linha da vida, muito comum de serem ouvidas por aqueles que passaram por unidades de tratamento intensivo (UTIs), por exemplo.

A experiência de quase morte pode ser muito inspiradora (Foto: Divulgação)

A experiência de quase morte pode ser muito inspiradora (Foto: Divulgação)

Entenda como funcionam as experiências de quase morte

São muitos os depoimentos daqueles que estiveram para morrer e as sensações vividas. Na Experiência de Quase Morte, ao invés de partirem para o lado de lá, as pessoas foram capazes de ver tudo o que acontecia como se fosse um filme, inclusive a ver o próprio corpo. Os casos mais comuns são aqueles que se referem a pessoas que estavam sendo atendidas por médicos, geralmente em cima de uma mesa de operação, quando se depararam com o próprio corpo deitado, sendo cuidado pelos médicos.

A partir daí muitos saem e vão para outros lugares. Nessas cenas, muitos relatam que acabam indo a locais nunca visto antes, na maioria das vezes, bem bonitos, com uma aura de paz. Também afirmam encontrar pessoas queridas que já morreram ou outras que dão algum tipo de proteção a elas, geralmente com a presença de líderes espirituais, como Jesus Cristo.

Experiência de quase morte pode ser mais que inspiradora (Foto: Divulgação)

Experiência de quase morte pode ser mais que inspiradora (Foto: Divulgação)

Ciência investiga Experiência de Quase Morte

Por serem relatos tão frequentes em todo o mundo, a ciência agora pretende investigar até que ponto isso é verdade, se realmente é possível a consciência existir fora do corpo físico, como contam os que já tiveram a EQM. Aqui no Brasil, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está empenhado em desvendar esse mistério.

Leia Também:  Sorvete de cerveja da Skol

Por isso, os estudiosos espalharam em cima da cama de UTIs alguns papéis com desenhos sem que os pacientes saibam da existência dessas figuras. Caso esses tenham uma EQM e saiam do corpo físico, poderão ver essas imagens que estão no papel, em um suporte na parte alta da sala, dessa forma, será perfeitamente plausível afirmar que há consciência extracorpórea. Se não falarem nada ou nem virem, a proposta de afirmar que existe uma mente descolada do cérebro cairá por terra, ou pelo menos, outra metodologia deverá ser utilizada.

A experiência de quase morte pode te levar a lugares lindos (Foto: Divulgação)

A experiência de quase morte pode te levar a lugares lindos (Foto: Divulgação)

Experiência de Quase Morte e religião

A EQM mexe um pouco com a imaginação e com o quê de misterioso de muita gente. Por isso, vários religiosos são capazes de afirmar que essas experiências são produto da existência de uma instância além do corpo, agora a denominação é que varia conforme a crença de cada um. Espíritas de todas as matizes, sejam kardecistas ou das religiões afro-brasileiras, afirmam que há nomes para tudo isso que se chama EQM e que isso não é novidade para eles. O assunto não é nada demais para aqueles que acreditam na existência do espírito, especialmente quando se trata de Brasil, um país tipicamente místico.

Entenda como funciona a experiência de quase morte (Foto: Divulgação)

Entenda como funciona a experiência de quase morte e veja o seu lado positivo (Foto: Divulgação)

Discussão na internet sobre a quase morte

Os que já passaram por EQM ou que têm curiosidade sobre o assunto não podem perder as discussões sobre o tema nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook, além de sites de fundações ou sociedades que estão com todo afinco sobre o assunto. O ponto positivo é que com a internet é possível trocar idéias com gente que já passou por uma experiência dessa.

Leia Também:  Quais são as quatro fases da lua - Calendário Lunar, Movimentos da Lua, Fotos e Curiosidades

Top