Entenda como funciona o dinheiro virtual Bitcoin

Você já ouviu falar na moeda virtual que vem sendo utilizada em diversos tipos de transações, tanto na internet como na “vida real”? Se…

Por Andre em 25/06/2014

Você já ouviu falar na moeda virtual que vem sendo utilizada em diversos tipos de transações, tanto na internet como na “vida real”? Se ainda não, entenda como funciona o dinheiro virtual Bitcoin.

O dinheiro virtual Bitcoin vem ganhando cada vez mais popularidade (Foto: Divulgação)

Criado por Satoshi Nakamoto, um gênio da informática, o Bitcoin existe desde 2009, funcionando como uma alternativa às moedas convencionais, como o Real, o Euro e o Dólar, por exemplo.

Mas ao contrário delas, a “moeda da internet”, como também é conhecida, não possui um emissor centralizado, como no caso do Banco Central e o Real. Nela, os próprios usuários são os responsáveis pela geração e regulação das transações, que não passam por intermediários.

Usuário poderá enviar dinheiro pelo Gmail

Google Wallet Card: o que é

Entenda como funciona o dinheiro virtual Bitcoin

Ele é gerado através de super computadores, em redes P2P (Foto: Divulgação)

O funcionamento do dinheiro virtual Bitcoin tem como base as redes peer-to-peer (P2P), com dinâmica semelhante às redes de trocas de arquivos de música, filmes, jogos, etc.

É por meio deste processo, também chamado de “mineração” e que envolve a resolução de cálculos matemáticos complexos, utilizando computadores super potentes, que o dinheiro virtual é criado, ficando como recompensa para os proprietários das máquinas usadas na mineração.

A pessoa que possui Bitcoin pode utilizá-lo para comprar uma série de produtos, como smartphones, computadores, roupas, games, eletrônicos em geral e até comida. Há ainda a possibilidade de adquirir, inclusive, carros e casas, desde que o vendedor aceite o Bitcoin como forma de pagamento.

Toda a transação envolvendo o dinheiro da internet é feita através de uma carteira virtual, criada gratuitamente na web, cuja segurança é garantida por meio de criptografia. Tanto o comprador quanto o vendedor precisam ter essa carteira em seus computadores ou celulares.

Quanto vale um Bitcoin

Nos EUA, o Bitcoin já é aceito até em estabelecimentos físicos (Foto: Divulgação)

A cotação do Bitcoin varia conforme a demanda pelo dinheiro digital, ou seja, quanto maior a procura, mais alto é o seu valor. Hoje, dia 24 de junho de 2014, uma unidade de Bitcoin está valendo o equivalente a R$ 1.460,00, de acordo com o site Mercado Bitcoin.

Outra curiosidade a respeito da “moeda do futuro” é que além de colocar o seu super computador para resolver os cálculos matemáticos e acumular a moeda virtual, você também pode adquirí-la através da venda de produtos, aceitando o Bitcoin como pagamento, comprando a moeda de outras pessoas ou trocando o dinheiro convencional (Real, Dólar, etc) pelo dinheiro virtual, em casas de câmbio especializadas.

Top