Energia eólica – Energia do vento

Para quem não sabe a energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, relativo a Éolo,…

Energia eólica

Para quem não sabe a energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, sendo assim, é relativo ao vento.

Hoje em dia a energia eólica é usada para mover aerogeradores (grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento). Essas turbinas têm a forma de um catavento ou de moinho. O movimento realizado por esse gerador produz energia elétrica. Porém, para que essa energia se torne rentável é necessário agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.

Hoje a energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é uma fonte renovável, ou seja, não se esgota.

A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída e se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxiliando na redução do efeito estufa.


Top