Emprego temporário: dicas para ser efetivado

Estamos na época dos empregos temporários, principalmente no comércio. É grande o número de pessoas que buscam esse tipo de trabalho, mesmo sabendo que…

Por Editorial MDT em 22/11/2012

Estamos na época dos empregos temporários, principalmente no comércio. É grande o número de pessoas que buscam esse tipo de trabalho, mesmo sabendo que ele será de curto prazo. Porém, se a empresa está crescendo e necessita de mais funcionários, alguns dos empregados temporários têm grandes chances de ser efetivados. Veja como agir para se efetivar numa vaga de trabalho temporária.

Muitos funcionários temporários veem essa oportunidade como uma preparação para a conquista da carteira assinada (Foto: Divulgação)

Dicas para ser efetivado no emprego temporário

Comportamento

Este é um dos principais fatores que ajudam ou atrapalham na efetivação de um funcionário. Apresente-se para trabalhar sempre no horário correto e com boa aparência, isto é, bem disposto, com a roupa limpa e o cabelo penteado. Também fazem parte do bom comportamento não falar mal dos empregos anteriores nem fofocar com os colegas na hora do expediente.

Dedicação e interesse

Dedique-se ao máximo ao trabalho. Quanto mais interesse por suas funções e pela empresa você demonstrar, sem se tornar um puxa-saco dos superiores, mais facilmente você será lembrado pelo chefe, quando surgir uma vaga permanente. Também é válido comunicar a ele a intenção de permanecer na empresa.

Para manter a vaga conquistada, é preciso demonstrar, entre outras qualidades, dedicação e interesse pelo serviço (Foto: Divulgação)

Foco

Evite ao máximo dispersar sua atenção com pessoas e situações que nada tenham a ver com o trabalho. Manter-se focado naquilo que é o essencial – o verdadeiro motivo de você estar ali – só lhe trará benefícios no futuro.

Pontualidade e assiduidade

Ser pontual ao chegar ao serviço, não se atrasar na volta do horário de almoço e não faltar sem motivo justo estão entre as qualidades que mais contam pontos a favor do funcionário.

Seguindo todas essas dicas, suas chances de efetivação no cargo aumentam (Foto: Divulgação)

Trabalho em equipe

Busque se integrar à sua equipe de trabalho, sendo cordial, educado e simpático com todos. Disponha-se a ajudá-los, quando eles precisarem. Da mesma forma que o emprego é temporário, ele pode se tornar definitivo, fazendo você continuar convivendo com esse grupo no dia a dia.

Treinamento

Preste bastante atenção a todo treinamento recebido dos superiores, a fim de rapidamente “pegar o jeito” de executar as tarefas.

Efetivação no emprego: como agir depois

Não basta conquistar a efetivação no serviço. Depois que isso acontecer, é preciso continuar se comportando conforme as dicas acima. Lembre-se que outros trabalhadores que exerceram cargos temporários podem ser chamados em seu lugar, caso você deixe de ter boas maneiras no ambiente de trabalho.

Top