Quem recebeu o Auxílio Emergencial vai receber o Auxílio Brasil de imediato?

Felipo Bellini 29/11/2021 Notícias

Começou o pagamento do Auxílio Brasil àqueles que conseguiram acesso ao benefício. Esse direito vem para substituir o Bolsa Família, o que faz com que as famílias brasileiras já incluídas nela sejam transferidas automaticamente para o novo projeto.

A sétima e última parcela do auxílio emergencial será paga no mês de dezembro e, graças a isso, uma dúvida surgiu na mente daqueles que o recebem. Será que o Auxílio Brasil vai ser pago imediatamente àqueles que receberam o direito emergencial devido a pandemia? Entenda.

Quem terá direito ao Auxílio Brasil

Primeiramente é necessário que seja esclarecido quais requisitos devem ser preenchidos para que o Auxílio Brasil, seja conferido a alguém. Para recebê-lo é que a família esteja no seguinte quadro:

  • Famílias em estado de pobreza ou extrema pobreza, e, além disso, tenha em sua composição: gestantes, mães em estado de amamentação, crianças, adolescentes e jovens na idade máxima de 21 anos;
  • A família deve estar cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e seus dados atualizados num tempo máximo de dois anos;
  • Para realizar o cadastro nesse programa é necessário procurar o responsável municipal, normalmente tende a ser o Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
  • Manter os dados sempre atualizados: mudança de residência, natalidade, óbito, casamento, divórcio e adoção.

São famílias que se enquadram em estado de extrema pobreza aquelas que têm a renda familiar per capita de zero a cem reais e de pobreza de cento e um até duzentos reais.

Estar inserida no CadÚnico não garante a entrada imediata no programa Auxílio Brasil, será analisada a possibilidade pelo Ministério da Cidadania.

É possível ter recebido o Auxílio Emergencial e não receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil será pago àqueles que receberam o auxílio emergencial? Para o mês onze não, afinal, será pago em novembro o auxílio para quem já estava inscrito no Bolsa Família. 

Com a PEC dos precatórios ainda em análise e sem orçamento o valor de quatrocentos reais será pago somente a partir de dezembro caso haja aprovação.

Quem recebeu o Auxílio Emergencial vai receber o Auxílio Brasil de imediato (2)

Fonte/Reprodução: original

De acordo com o Ministério da Cidadania, aproximadamente 5 milhões de famílias que recebem o auxílio emergencial já fazem parte do CadÚnico, mas não do Bolsa Família. Não serão todos contemplados pelo auxílio.

Cerca de 20 milhões de pessoas que estão integradas ao auxílio emergencial, e ao que tudo indica, pessoas com trabalhos informais ou desempregadas não irão receber o novo auxílio do governo.

Outros artigos