Eletrodomésticos queimados – como agir

Uma queda de energia fez com que seus eletrodomésticos ou eletrônicos queimassem? Se a resposta for positiva, vá atrás do seu direito de consumidor…

Uma queda de energia fez com que seus eletrodomésticos ou eletrônicos queimassem? Se a resposta for positiva, vá atrás do seu direito de consumidor para reaver os prejuízos. A maior parte da população não sabe, mas nessa situação quem deve arcar com os custos de reparos são as concessionárias de energia. Segundo resoluções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o consumidor pode (e deve) pedir o reembolso do valor gasto com o reparo do obejeto danificado, ou até o ressarcimento do valor de um novo. Isso faz parte da garantia de segurança em casa assegurada por órgão de defesa do cidadão.

Tenha cuidado com os eletrônicos queimados (Foto: Divulgação)

Faça a comunicação para a empresa sobre os prejuízos

Comunicar a agência de energia que o seu eletrodoméstico ou eletrônico queimou é o primeiro passo para solucionar esse problema. Porém, a empresa só terá que pagar algo a você se o motivo do dano for uma descarga elétrica ou apagão. Esse protocolo pode ser aberto por telefone ou pelo site da companhia, e necessita conter a data e hora em que se imagina que o problema aconteceu.

Também é preciso incluir a reclamação informações que comprovem que você é o proprietário daquele item queimado ou que está responsável por ele, como por exemplo, o número da nota fiscal de compra da mercadoria. O consumidor não pode esquecer de apresentar um relato do problema do equipamento elétrico e características gerais do item danificado, como a sua cor e modelo.

Retire os eletrônicos da tomada para não queimar (Foto: Divulgação)

Evitando o prejuízo quando a luz acaba

Como manter a casa protegida da chuva é uma dúvida que assola muitos. Mas, o cliente que não conseguir evitar a queima dos aparelhos em dias de chuva forte, tem direito do ressarcimento. Mesmo assim, é melhor tentar ao máximo evitar que o eletrônico se perca com as descargas elétricas. Para isso, retire da tomada todos os equipamentos quando a tempestade começar. Depois de algumas minutos que os raios pararem de cair, coloque novamente os equipamentos na tomada e volte a liga-los normalmente.

Continuar Lendo  Construtora Líder – BH

Top