Como manter a casa protegida da chuva

Como manter a casa protegida da chuva

Isabella Moretti 24/02/2012 Bem Estar

PUBLICIDADE

A casa necessita de proteção para evitar os danos causados pelas chuvas

O Verão é uma época do ano caracterizada por muito calor, mas também se destaca com as suas chuvas fortes. A temporada exige alguns cuidados para que a casa não sofra danos, principalmente se a estrutura da moradia for frágil e vulnerável a uma intensa tempestade.

Com algumas medidas, o imóvel pode ficar protegido das chuvas e não colocar a segurança dos moradores em risco. Além da ameaça causada pelas enchentes, também existem danos que afetam o dia-a-dia da casa, como o aparecimento de bolor, telhas quebradas e goteiras.

PUBLICIDADE

Problemas e soluções

As chuvas intensas quebram as telhas da casa

As fortes chuvas exigem alguns cuidados para que a casa não seja prejudicada. Confira:

• Telhas danificadas
Durante os dias chuvosos, é comum a telha se romper ou até mesmo sair do lugar. Este tipo de problema prejudica a estrutura da casa e resulta de uma cobertura já antiga, desgastada e incapaz de suportar impactos. A solução para o telhado com danos está na impermeabilização, ou seja, o uso de produtos específicos que criam uma camada protetora sobre as telhas.

• Infiltrações
A infiltração é, de longe, um dos principais problemas causados pela chuva. Ela pode se manifestar em vários pontos da casa e interferir no bem-estar dos moradores. As manchas que indicam os danos causados pela chuva acometem o teto, parede e piso.

PUBLICIDADE

Quando a água da chuva não escoa pelo ralo, o piso acaba sofrendo infiltração. Neste caso é necessário remover o piso, nivelar a superfície novamente e substituir o rejunte se houver necessidade. Já no caso da parede, recomenda-se usar um impermeabilizante adequado logo após remover o reboco afetado. Por fim, a infiltração no teto pode ser solucionada com uma raspagem das manchas escuras, seguida por uma nova cobertura de massa corrida.

• Mofo
Com o excesso de umidade, é natural que também aumente a proliferação de mofo. O fungo é capaz de causar crises alérgicas nos moradores, principalmente em quem sofre de problemas respiratórios como rinite e sinusite. O mofo é ainda responsável por deixar a casa com um cheiro ruim e danificar arquitetura/decoração. Uma limpeza com água + água sanitária ou água + vinagre ajuda a combater o bolor.

• Raios e trovões
Como se não bastasse à grande quantidade de água, as chuvas de Verão também são acompanhadas de raios e trovões. Logo nos primeiros sinais de uma tempestade, recomenda-se tirar os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada para evitar danos causados pela força das correntes elétricas. Enquanto na parte interna da casa é importante desconectar os fios, no exterior é indicado instalar um para-raios.

É muito importante desconectar os fios para não queimar os aparelhos eletrônicos

Aproveite as dicas e mantenha a casa protegida nos dias de chuva.

PUBLICIDADE

Outros artigos

Pele sensível: saiba o que evitar

28/02/2013

Pele sensível: saiba o que evitar

A pele sensível costuma reagir de forma negativa aos fatores externos, como calor e frio. Além de sofrer com as mudanças climáticas, ela também requer cuidados com a...

Shampoo a seco caseiro: Como preparar

17/04/2017

Shampoo a seco caseiro: Como preparar

Os Shampoo a seco caseiro estão em alta! Como o próprio nome diz, é um tipo de shampoo para lavar o cabelo sem água, ideal para quem vive na correria ou até mesmo pa...

Tabela INSS 2010 atualizada

16/10/2015

Tabela INSS 2010 atualizada

  Todo o trabalhador sabe da importância na qual é direcionada a contribuição para com o INSS. Ele tem um fator muito importante na nossa carreira profission...