Eletrodomésticos e eletrônicos queimados: como agir

O apagão fez com que seu eletrodoméstico ou eletrônico queimasse? Então, corra atrás do seu direito de consumidor. Muitas pessoas não sabem, mas nessa…

Por Élida Santos em 03/01/2013

O apagão fez com que seu eletrodoméstico ou eletrônico queimasse? Então, corra atrás do seu direito de consumidor. Muitas pessoas não sabem, mas nessa situação quem deve arcar com o prejuízo é a concessionária de disponibiliza a energia. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o cidadão pode solicitar o reembolso do valor gasto com o concerto do item, ou até o ressarcimento do valor de um novo.

Leia mais sobre: Segurança em casa

Tire os eletrônicos da tomada para não correr o risco de perdê-los (Foto: Divulgação0

Comunique a empresa de energia sobre o prejuízo

O primeiro passo para resolver essa situação é comunicando a agência de energia que o seu eletrodoméstico ou eletrônico queimou em virtude de uma descarga elétrica ou apagão. Esse protocolo pode ser aberto por telefone ou pelo site da empresa, e precisa conter a data e hora em que se imagina que o problema aconteceu.

Também é necessário adicionar a reclamação dados que comprovem que você é o dono daquele item queimado ou que está responsável por ele, como por exemplo, o número da nota fiscal de compra da mercadoria. O consumidor não pode esquecer de apresentar um relato do problema doo equipamento elétrico e características gerais do item danificado.

Saiba mais sobre: Como manter a casa protegida da chuva

Tenha cuidado ao retirar da tomada os eletrônicos durante a chuva (Foto: Divulgação)

Evitando o prejuízo quando a luz acaba

Mesmo tendo direito de ressarcimento é melhor evitar que o eletrônico se perca com as descargas elétricas. Para isso, retire da tomada todos os equipamentos se houver queda de energia, sinais de descarga elétrica, ou chuva forte. Assim, evita-se que os eletrônicos queimem com a carga e descarga de eletricidade.  Se houver apagão veja o problema é na região em que mora ou se aconteceu algo somente com a sua casa

Quando a falta de energia é só em uma residência vale a pena ver se o problema está no quadro de eletricidade, pois algum dos disjuntores pode estar desligado. Em caso afirmativo, volte a ligá-lo. Caso a luz não volte, ao religar o disjuntor, entre em contato com a companhia de energia da sua cidade. Mesmo que o problema afete mais de uma casa, ligue para empresa responsável pelo abastecimento elétrico, pois muitos acham que o vizinho já fez a reclamação e no final esperam mais tempo pela manutenção.

Top